“Quando a pessoa se descobre chamada por Jesus Cristo a ser presbítero, isso exige uma etapa específica. E é isso o que vocês estão fazendo agora”, afirmou o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, para os seminaristas do Instituto de Filosofia do Seminário São José, durante o Espaço Aberto sobre “A importância da Filosofia na Formação Presbiteral”, iniciativa da Faculdade Dom Luciano Mendes ocorrida na manhã do último sábado (11), em Mariana.
“E essa etapa específica, na Filosofia de modo especial, visa enraizar o seminarista no seguimento de Cristo. De que maneira? Ouvindo a sua palavra, guardando-a no coração e colocando-a em prática”, continuou o arcebispo, baseando-se no documento “O dom da vocação presbiteral. Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”.
Dom Airton destacou que, ao mesmo tempo em que prepara os seminaristas para os estudos teológicos, a Filosofia também é o período de formação do discípulo para ser um pastor, com ênfase na dimensão humana. “É um período para que o seminarista habitue-se a disciplinar o seu caráter’. Vocês já ouviram falar de defeito de caráter? É preciso disciplinar o seu caráter, mas para isso é preciso primeiro saber qual é o seu”, disse.
Proximidade do pastor
Para o diretor geral da Faculdade Dom Luciano Mendes, padre Vander Sebastião Martins, é importante a participação de Dom Airton no Espaço Aberto, já que foi a primeira vez que ele se dirigiu aos alunos da Faculdade, enquanto alunos. “A vinda dele também tem muita importância porque ele é o presidente da Fundação Marianense de Educação, a mantenedora da Faculdade. É o presidente que dá as diretrizes para a Faculdade”, ressalta.
“Toda a relação da Faculdade com Dom Airton é muito proveitosa nesse sentido de estreitarmos o laço e caminharmos em comunhão, na mesma direção, para a formação humana tanto dos alunos quanto dos candidatos ao sacerdócio”, destaca o diretor.
Diante das orientações deixadas por Dom Airton, o Seminarista Romério da Silva de Souza, da Diocese de Governador Valadares, acredita que a dedicação aos estudos é a chave para atender as exigências dos dias atuais. “O nosso intuito primordial é apaixonar-se por Cristo, aquilo que Dom Airton já dizia, e seguir os passos do Cristo. E, para isso, a Igreja nos orienta durante o processo de formação. É necessário nos dedicarmos ao período filosófico, em vista dos dias atuais, uma vez que a sociedade contemporânea questiona o que o presbítero fala. É o período de absorver os conhecimentos para que nós possamos, na sociedade de amanhã, passar não só o viés religioso, mas uma compreensão religiosa com base racional”, explica.
Para o seminarista da Diocese de Governador Valadares, Daniel Dourado da Costa, do 1º ano, ouvir de Dom Airton a importância da Filosofia é um estímulo para continuar os estudos. “Quando a gente olha a Filosofia como uma busca total pela verdade, a gente compreende a nós mesmos. Compreendendo as necessidade do homem, vamos entender a necessidade do povo e seremos bons pastores”, diz.
“As palavras de Dom Airton nos trazem o alento de perceber isso, de que primeiro nós abrimos nossa cabeça, nosso entendimento, para depois chegarmos no consenso da formação teológica”, afirma o seminarista Tiago de Sousa Prado, do 2º ano.
O seminarista João Pedro Silva Ribeiro, do 2º ano, destaca a fala do arcebispo de que é possível usar a Filosofia para o domínio de si mesmo. “Dentre tantas coisas que me marcaram, o que me chamou a atenção foi perceber a Filosofia como uma forma de ampliar o nosso horizonte, a nossa visão de pessoa, e fazer com que o saber não seja apenas para o bem próprio, mas também para o bem do outro”.
Espaço Aberto
O Espaço Aberto é uma iniciativa de longa data da Faculdade Dom Luciano Mendes, realizada com o objetivo de aproximar a Faculdade da população, promovendo palestras com temas debatidos pela sociedade.
No próximo sábado, dia 18 de agosto, a Faculdade receberá o diretor do Instituto de Filosofia do Seminário São José, padre Euder Canuto, que falará "Sobre os resultados de uma pesquisa de mestrado de Immanuel Kant acerca do tema da Imaginação Transcendental".
O evento é aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas com a Faculdade Dom Luciano Mendes pelo telefone (31) 3558-1439.