Senador Firmino se prepara para a festa de Nossa Senhora da Conceição

14/08/2018 às 16h10

Senador Firmino está prestes a comemorar a festa de sua padroeira. A cidade está participando do 119º Jubileu de Nossa Senhora da Conceição desde o dia 1º de agosto, inspirada pelo tema “Maria, mãe da Igreja, exemplo para os Cristãos Leigos no testemunho da Fé na Família e no Mundo”. Amanhã, dia 15 de agosto, os fiéis poderão, enfim, celebrar o dia festivo, com a alvorada e repique dos sinos às 5h da manhã, além das 4 celebrações ao longo do dia.

Iniciando o dia às 6h com o Ofício da Imaculada Conceição cantado, a programação do Jubileu ainda contempla três missas ao longo do dia: 6h30, 15h e 19h. Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Luciano da Silva Roberto, diversas outras atividades fizeram parte do Jubileu, como a 2ª Romaria do Terço dos Homens, o 3º Passeio Ciclístico “Pedal da fé”, a missa com os firminenses ausentes, missas com a unção dos enfernos, tarde festiva das crianças e Chá da Fé com os idosos. “O jubileu é esse rico momento com diversas celebrações litúrgicas e paralitúrgicas em que o povo manifesta o seu amor a Deus e a Nossa Senhora, especialmente”, afirma o padre.

Devotos de Nossa Senhora da Conceição como Maria do Carmo Quintão, de 81 anos, coordenadora da Comunidade do Rosário, participam com fé da programação do Jubileu. “Eu vivo o Jubileu como se fosse um retiro espiritual, este ano eu fiz a intenção de nem ligar a televisão. Assisto todas as missas, participo e ainda faço coleta na hora do ofertório. A gente vai vendo dia após dia o trabalho do nosso pároco. Ele é muito dinâmico, muito piedoso e passa isso pra nós”, relata.

Padre Luciano comenta que a expectativa para o dia da festa, que será celebrada amanhã, dia 15, é que o número de pessoas participantes seja ainda maior. "Durante quase 14 dias muitos romeiros tem vindo ao santuário fazer os seus pedidos, as suas orações a Nossa Senhora. Queremos que seja um tempo de renovação espiritual para todos os que vêm beber desta graça, e, como orientado a partir do tema, que de fato sejamos, à exemplo de Maria, verdadeiros testemunhas da fé na família e no nundo”, expõe.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Congonhas, padre Paulo Barbosa, presidiu a celebração da tarde de ontem, segunda-feira (13), tendo concelebrado com ele os padres Geraldo Barbosa e João Ferreira da Silva. “O jubileu é uma expressão de muito amor, de piedade e religiosidade. Há mais de cem anos levantando a esperança, trazendo o povo para a igreja e fazendo com que todos tenham uma caminhada cristã em favor da vida. Participar deste jubileu significou pra mim uma grande alegria e também um alento porque aquele povo nos mostra o sinal de Deus, através de Maria, aquela que mais se assemelhou no discipulado e no apostolado de Jesus Cristo”, diz padre Paulo.

  


Voltar

Confira também: