Paróquia de São Sebastião, em Itabirito, promove conscientização políticas

O encontro reuniu eleitores e candidatos para uma reflexão sobre a importância do voto

20/09/2016 às 08h55

Com o objetivo de estimular o voto consciente, a paróquia São Sebastião, em Itabirito, Região Pastoral Mariana Norte, promoveu no dia 15 de setembro, no Centro de Pastoral Pedre Adelmo, um encontro de Conscientização Política, oferecendo aos cristãos uma reflexão sobre a importância do voto e do exercício da cidadania.

Estiveram presentes os três candidatos a prefeito da cidade, vários candidatos a vereadores e muitos cidadãos eleitores. O encontro foi assessorado pelo padre Geraldo Martins Dias, ex-assessor político da CNBB e Coordenador de pastoral da Arquidiocese de Mariana.

Após a acolhida do pároco, padre Edmar José da Silva, padre Geraldo Martins expôs o papel da Igreja de orientar e conscientizar o povo sobre o autêntico significado de política - prática do bem-comum em favor das pessoas -, e seus requisitos: ética, justiça e desenvolvimento social. Ele lembrou que a igreja local não tem envolvimento direto com as disputas político-partidárias ou declara apoio a candidatos, mas cabe a ela orientar os fiéis sobre as questões políticas à luz do Evangelho, pois as decisões políticas refletem diretamente na vida do povo. Apresentou, também, quais as qualidades que um bom político deve possuir e quais são as funções específicas dos que exercem o poder legislativo e executivo.

Padre Geraldo sugeriu aos eleitores que votem de forma livre e consciente e, para isso, avaliem os candidatos, seus valores morais e espirituais, suas propostas de governo, a ideologia de seu partido político, lembrando que ao votar no candidato, estará votando também no seu partido político, podendo ajudar a eleger outros candidatos. Falou ainda a respeito da importância da comunidade cristã acompanhar e fiscalizar a atuação dos políticos eleitos, se posicionar com firmeza sobre os temas que envolvem as necessidades e direitos básicos das pessoas: saúde, educação, segurança, lazer e problemas estruturais da sociedade. Diante dos escândalos políticos de corrupção, os cristãos conscientes devem fazer valer seu voto por meio do conhecimento e do discernimento, aprender a exercer a cidadania, usar de seus direitos e a votar tendo em mente que “voto não tem preço, tem consequência”, lembrou padre Geraldo.

Ao final do encontro, várias questões foram levantadas e padre Geraldo Martins respondeu a todas elas. Segundo a paróquia todos saíram satisfeitos e enriquecidos com o encontro de conscientização política: candidatos e eleitores.

Colaborou: Teka Penedo, pela Equipe de comunicação da Paróquia de São Sebastião.

 


Voltar

Confira também: