A terceira noite do ciclo de palestras da Semana Dom Luciano foi marcada por grande público e participação. Cerca de 120 pessoas, entre elas padres, seminaristas, religiosas, leigos e leigas, acompanharam as reflexões realizadas nessa quarta-feira (22) no auditório do Colégio Providência, em Mariana.
O jornalista e historiador, Marcelo Martins, o vigário episcopal da Região Leste, cônego Lauro Versiani e, o pároco de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, padre Marcelo Santiago foram os convidados para trabalhar a temática da Semana, os cinquenta anos da Conferência de Medellín. Apresentando um pouco do contexto da época em que foi realizada a Conferência, Marcelo Martins ressaltou que Medellín estava inserida em uma realidade que ansiava por mudanças.
Ele pontuou, também, a importância desta Conferência como um evento histórico. “No contexto de 68 muitos historiadores consideram Medellín como um evento histórico que provocou mudanças além do cenário eclesial”, disse Marcelo.
Cônego Lauro Versiani foi o responsável por apresentar os principais pontos do documento de Medellín. Segundo ele, com Medellín a “Igreja da América Latina deixa de ser reflexo da Europa e passa a ser a fonte, sendo atenta aos desafios do próprio tempo”.
As contribuições de Medellín com a arquidiocese de Mariana foram mostradas pelo padre Marcelo Santiago. Ele disse que as inspirações da Conferência de Medellín se contemplam no Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). “O Projeto apresenta os desafios atuais e motiva a todos a caminharem para às periferias, sempre atentos aos sinais dos tempos”, afirmou. Padre Marcelo completou que a consciência missionária e a proposta de ser uma Igreja com os pés no chão, fiel ao evangelho, são algumas propostas de Medellín e que também são focos do PAE.
Para o jovem Victor Souza da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana, espaços como esse são de grande importância. “Momentos como este são muito enriquecedores. Debater sobre Medellín é uma forma de ampliar o nosso olhar e contribui com a nossa caminhada na Igreja e na sociedade”, disse.
Semana Dom Luciano
Iniciada na segunda-feira (20), em Piranga, na Região Pastoral Mariana Centro, a Semana Dom Luciano está sendo realizada pela Faculdade Dom Luciano em parceria com a Arquidiocese. A iniciativa tem o objetivo de refletir sobre os 50 anos de Medellín e suas contribuições para a caminhada eclesial na América Latina e, especialmente, na Arquidiocese de Mariana.
Região Sul
A segunda noite de palestra das Semana Dom Luciano foi realizada, em Barbacena, na Região Pastoral Mariana Sul. Cerca de 80 pessoas participaram, entre elas os seminaristas do propedêutico, os noviços salesianos e também vários leigos e leigas que participam do curso de extensão em teologia cristã. Os convidados para debater sobre o assunto foram Eliana Teixeira Dias, Luiz Carlos Fernandes e padre Geraldo Martins.
"A meu ver, os três convidados, Eliane, Luiz Carlos e padre Geraldo Martins fizeram excelentes colocações o que proporcionou um debate interessante com quem estava participando da atividade. O que se percebe é que falar de Medellin recupera em nós uma esperança em meio a tanta desesperança”, ressaltou o diretor acadêmico da faculdade, padre Wander Torres.
Confira as próximas cidades que vão acolher o evento:
Data: 23 de agosto
Cidade: Ponte Nova
Local: Salão Paroquial – Paróquia São Sebastião – Praça Getúlio Vargas, 92
Horário: 19h
Convidados: Geraldo Adriano Emery Pereira, Gilson José de Oliveira e Pe. José Geraldo de Oliveira
Data: 24 de agosto
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Local: Colégio Nossa Senhora de Nazaré – Praça Madre Teresa Grilo Michel, 176 – Centro
Horário: 19h
Convidados: Maria José de Souza, Pe. José Antônio de Oliveira e Pe. Paulo Barbosa
Leia também: Semana Dom Luciano é aberta em Piranga