Mensagem aos fiéis leigos e leigas da arquidiocese de Mariana

25/08/2018 às 13h25

“Não foram vocês que me escolheram, mas eu que escolhi vocês, para que vão e produzam frutos” (Jo 15,16).

Amados irmãos e irmãs, A paz e a bênção de Deus brilhem em seus corações! Ao longo do ano, na festa de Cristo Rei e no quarto domingo de agosto, a Igreja faz uma homenagem especial a todos vocês, leigos/as, pessoas de fé, que procuram viver o seu batismo por meio de uma participação responsável na Igreja e na sociedade. Ao homenageá-los, a Igreja reconhece, através da sua vida de oração e de seu engajamento pastoral, a disposição e a disponibilidade com que vocês assumem a missão de ser fermento que faz a massa crescer, sal que dá sabor e combate a corrupção, luz que afugenta as trevas do mal e clareia os caminhos.

Vocês são a maioria esmagadora da Igreja. E são, conosco, responsáveis pela evangelização e promoção da vida. Queremos lembrar-lhes que não são, de forma alguma, menos importantes que bispos, padres e diáconos. Somos todos iguais na dignidade; temos a mesma missão. O que nos une é muito maior. Seguimos e servimos o mesmo Deus, professamos a mesma fé, vivemos o mesmo batismo. O que nos diferencia é somente o que fazemos. Cada um/a tem dons diferentes e os exerce de diferentes modos. Mas o objetivo é o mesmo: construir o Reino de Deus e lutar para que todos tenham vida digna e feliz. E o que vocês fazem não é uma simples colaboração com o ministério ordenado, mas um exercício maduro e consciente da sua vocação e missão.

Já foi o tempo em que a expressão ‘sou leigo no assunto’ significava não saber nada daquilo. Ser leigo/a, na Igreja e no mundo de hoje, significa conhecer e amar Jesus Cristo, sentir-se Igreja, ter consciência de que somos todos, sem distinção, corresponsáveis pela missão que Jesus nos deixou. É ter consciência de que a vocação à santidade não é só para padres ou consagrados, mas para todos. E sabemos que, embora a grande maioria dos santos canonizados venha do clero, a santidade é uma bonita realidade no meio de todo o povo de Deus.

Queremos aproveitar este momento e a celebração do Ano do Laicato para dizer a vocês, leigos e leigas de nossa Igreja Particular de Mariana, o quanto somos gratos por tudo o que são e fazem em nossas comunidades eclesiais e na Sociedade. Nos ministérios, pastorais, dimensões, movimentos sociais e eclesiais, grupos organizados, associações, ou no serviço anônimo e escondido, vocês são a grande força evangelizadora e a base de tudo o que aqui é construído pela ação do Espírito Santo. Claro que podem ir muito além. Deus merece sempre mais. E a tarefa é grande. Mas lhes agradecemos de coração por tudo! E tenham a certeza de que vocês são exemplo e motivação para nós, ministros ordenados.

Desejamos a vocês saúde, fé e disposição para continuarem servindo o povo e promovendo a vida, lutando pela justiça e pela ética, na alegria e na gratuidade, com a certeza de que “Deus nunca se deixa vencer em generosidade”. Por mais que façam, Ele fará mais por vocês. Portanto, sigam o conselho de São Paulo: “Tudo o que vocês fizerem, façam com dedicação, de coração, lembrando que é para o Senhor, e não para os homens. E Deus os recompensará. É a Cristo, o Senhor, que vocês servem” (Cl 3,23-24).

Que Maria, nossa mãe, e seu esposo São José, ambos leigos e modelos de servidores, os estimulem a semear, sempre com alegria e largueza, conforme a decisão do seu coração, o Evangelho de Jesus Cristo (cf. 2Cor 9,6-7), fazendo tudo o que Ele lhes disser (cf. Jo 2,5).

Pe. José Antônio de Oliveira


Voltar

Confira também: