Desde o começo do mês, as peregrinações regionais do laicato começaram na Arquidiocese. No sábado (25), foi a vez da Região Mariana Norte peregrinar até o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas. A iniciativa, inspirada no Ano Nacional do Laicato, continuará em setembro, com as peregrinações das regiões sul e oeste.
Motivados pelo tema "Cristãos leigos e leigas sujeitos na Igreja em Saída" e lema "Sal da Terra e Luz do Mundo" do Ano Nacional do Laicato, cerca de 500 cristãos leigos e leigas das três foranias que compõem a Região Norte foram acolhidos pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, para a primeira parte da programação da peregrinação: oração inicial marcada pelos testemunhos de vivência dos leigos e leigas na igreja e na sociedade.
O assessor regional do laicato, padre Adilson Luiz Umbelino Couto, diz que a peregrinação alcançou o seu objetivo: reforçar cada vez mais a consciência da identidade e missão dos leigos e leigas na igreja e na sociedade. "A avaliação da nossa peregrinação é bastante positiva, nós sentimos que houve empenho, esforço, para uma bonita e bela participação de todos, muitas paróquias representadas e grupos organizados", disse.
"Aprendemos a ser protagonistas na ação pastoral, aprendemos a ser agentes. Arregaçamos as mangas e fomos construindo nosso espaço na nossa Arquidiocese. Somos inúmeros leigos e leigas que espalhados nas diversas paróquias, damos dinamismo a comunidade de fé e fazemos da Igreja cada dia mais profética, acolhedora e missionária", apresentaram Sueli Magalhães Elias Gomes e Sandra Carla Gomes, representando os leigos da região.
O vigário episcopal da Região Norte, padre José Carlos, reforçou que a peregrinação simboliza o significado da nossa vida neste mundo. “Somos peregrinos em nome de Deus. Peregrinação é uma experiência de fé, é uma grande bênção para nossa região ter um momento como este”, afirmou.
Após os testemunhos, os fiéis seguiram até o salão do Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, onde houve a missa presidida pelo vigário episcopal da Região e concelebrada pelos padres presentes.
Confira mais fotos: