A história de Dom Silvério Gomes Pimenta, primeiro arcebispo de Mariana, está sendo lembrada durante o 6º Tributo realizado em Congonhas (MG). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, foi aberto na noite dessa terça-feira (28) com uma missa na igreja de Nossa Senhora da Conceição.
A celebração, que contou com a participação do Coral Cidade dos Profetas, também homenageou os 280 anos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Alunos das escolas municipais Fortunata de Freitas Junqueira, Michael Pereira de Souza, José Monteiro de Castro e Judith Augusta participaram do ofertório.
Para o pároco, padre Paulo Barbosa, este tributo é “uma porta aberta de reflexão e valorização da pessoa de Dom Silvério, que era negro, pobre e superou todas os desafios da vida, provando ser um homem importante na Igreja e na áreas culturais”.
Nesta na quarta-feira (29) às 18h30, no auditório da Escola Municipal Engenheiro Oscar Weinschenck, os alunos vencedores do Concurso de desenho “Silvério: a superação através das letras” serão premiados. Este concurso foi desenvolvido pelos professores do Grupo de Referência da Igualdade Étnico-racial (GRIER), com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Congonhas. O objetivo foi discutir a importância de Dom Silvério para Congonhas e seu exemplo de superação por meio dos estudos.
A programação do dia também conta uma palestra do padre Flávio Leonardo Santos Campos, CSsR. O público também poderá visitar a exposição que reúne objetos antigos de Congonhas (século XIX) e dos padres redentoristas.
Confira a programação: