O I Congresso Missionário do Regional Leste 2 da CNBB foi encerrado neste domingo, 25 de setembro, em Ipatinga. Conclusões e encaminhamentos concretos da ação missionária no Regional foram destaques do dia.
“Nós saímos daqui articulados com 22 dioceses e com o compromisso de participar da assembleia do Comire em dezembro”, afirma Cida Alves, coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire). Cida expressou, também, a importância da celebração e do encontro para a caminhada missionária do regional, juntamente com a necessidade do planejamento e do trabalho em consonância com as dioceses.
Questões relacionadas à estrutura missionária em níveis nacional, regional e diocesano, sobre a importância da colegialidade para a reflexão e o planejamento missionários, foram esclarecidas pelo assessor da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, padre Sidnei Dornelas.
Eixos temáticos
Durante o Congresso os participantes realizaram trabalhos em grupos. A síntese desses eixos temáticos foi apresentada pela coordenadora do Conselho Missionário Diocesano de Itabira – Coronel Fabriciano, Adenildes Souza. Os apontamentos incluem: Formação e Articulação de missionários leigos, consagrados e ordenados; Cooperação Missionária em comunidades, paróquias, dioceses e regionais.
Campanha Missionária
A Campanha Missionária organizada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) foi um dos assuntos abordados no último dia do Congresso. O diretor nacional das POM, padre Maurício Jardim, trabalhou com os participantes a realização da Campanha Missionária, que acontece em outubro, em todo o país, e ressoa a temática ecológica “Cuidar da Casa Comum é nossa Missão”.
Padre Maurício apresentou, também, a agenda missionária nacional e continental dos próximos anos e incentivou a participação continuada dos representantes de modo a estabelecer uma progressão da dimensão missionária.
O Congresso
O I Congresso Missionário do Regional Leste 2 foi iniciado na quinta-feira, 22 de setembro, e reuniu 120 missionários. O evento que teve como proposta pensar a missão através da misericórdia trabalhou o tema Missão: fruto da Misericórdia” e o lema: “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”.
“A função desse congresso é despertar o papel missionário naquelas pessoas que precisam desse despertar e ao mesmo tempo é fortalecer a motivação missionária, em vista de que haja uma cooperação missionária mais forte e ao mesmo tempo uma articulação maior no regional”, afirma o Dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
Momentos de aprofundamento, reflexão e partilha fizeram parte da programação.
Com informações do COMIRE