Em retiros espirituais, seminaristas refletem sobre as suas vocações

11/09/2018 às 13h39

De 6 a 9 de setembro, seminaristas das Comunidades de Filosofia e Teologia do Seminário São José participaram de um Retiro Espiritual Semestral. A Casa de Retiros Nossa Senhora da Alegria na Vila Samarco, em Mariana, foi o ponto de encontro da Teologia. Seminaristas da Filosofia se reuniram no Seminário Maior.

Os seminaristas da Teologia foram conduzidos pelo padre Luciano Ferreira, pároco na Paróquia Sagrada Família, de Ouro Branco, a contemplarem suas vocações à luz de alguns santos, como: Santo Inácio de Loyola, São Francisco de Assis, Beato Carlos De Foucauld e, também, a Sagrada Família de Nazaré.

Padre Mauro Lúcio, colaborador na Paróquia São Sebastião, de Ponte Nova, pregador do Retiro da Filosofia, convidou os seminaristas a voltarem à sua história e reconhecê-la como algo sagrado, além de conduzi-los a rezar e refletir sobre a espiritualidade do padre diocesano e sua relação com os leigos e leigas e o sim de Maria.

Para o seminarista Anderson Airton, do 1º ano da Filosofia, o retiro foi um momento profundo de recolhimento para escutar a voz e os sinais de Deus em sua caminhada vocacional. "Fazer silêncio neste período provocou um encontro comigo mesmo, em vista, de ser um cristão melhor para o bem do Reino de Deus e também ajudou-me a pensar sobre minha caminhada vocacional", diz.

Emerson Henrique, do 2º Ano de Teologia, relata que teve a chance de "voltar ao primeiro amor", ao seu chamado vocacional. "Pe. Luciano fez com que olhássemos para o nosso interior e percebermos em nós quais são as marcas mais profundas deste belíssimo chamado que, em todos os dias, deve ser confirmado mediante a uma vida de oração e contemplação da vida de Jesus, que deve ser assumida por cada um de nós, seminaristas".

 

GOV

O Grupo de Orientação Vocacional (GOV) fez o seu retiro, no mesmo período dos demais, na casa da Filosofia. O assessor foi o padre José Maria, vigário na Paróquia São José, em Alto Rio Doce.

Padre José Maria relata que viver a experiência de um retiro estando agora à frente, sendo instrumento de condução, é graça de Deus. " Me surpreendeu muito o retorno dos meninos. Agradeço a Deus e toda a equipe de formação do Seminário de Mariana e, de maneira especial, o padre Adilson pela confiança. Que Deus nos abençoe a todos: padres, seminaristas e vocacionados"

 

Colaborou: Seminário São José


Voltar

Confira também: