Comunidade de Bento Rodrigues celebra Nossa Senhora das Mercês

24/09/2018 às 13h40

A comunidade de Bento Rodrigues celebrou Nossa Senhora das Mercês, nesse domingo (23), em Bento Rodrigues. Uma missa presidida pelo pároco, padre Geraldo Barbosa, marcou a festividade, que foi abrilhantada pelo coral da comunidade de São Francisco de Assis e pela banda de Passagem de Mariana.

Após a celebração, a comunidade percorreu as ruas do distrito, destruído pela lama, em uma procissão levando um banner de Nossa Senhora das Mercês. A imagem original está sendo restaurada.

Segundo a coordenadora da comunidade, Marinalda Muniz, a participação foi muito boa. “Tivemos uma participação bem expressiva na celebração. Pessoas que não tinham voltando em Bento nesses três anos voltaram para participar da celebração de Nossa Senhora das Mercês”, disse.

Patrimônio

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) aprovou, por unanimidade, o tombamento da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, de Bento Rodrigues, no último dia 18 de setembro.

Com a aprovação do dossiê de tombamento pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep), presidido pelo secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, o templo passa a contar com a proteção da instituição estadual e será alvo de outras salvaguardas por parte do governo de Minas.

A Igreja de Nossa Senhora das Mercês é do século XVIII e resistiu ao rompimento da Barragem do Fundão, em 2015, por estar localizada em um plano mais alto do distrito. A edificação é um belo exemplar da arquitetura colonial, rica em detalhes, tanto na sua fachada autêntica e preservada, quanto também no seu interior ornado com detalhes em madeira entalhada e policromada. O seu piso em pedra lavrada, cantaria, se destaca pela originalidade.

Fotos: Rui Souza

Com informações da Prefeitura de Mariana


Voltar

Confira também: