Cristãos leigos e leigas da Paróquia Santíssima Trindade, de Ponte Nova, estão vivenciando uma semana de estudos, com o tema "Conjuntura atual: Atuação do leigo na Igreja e na Sociedade". A programação faz parte do IV Seminário Teológico, que desde segunda-feira (24), recebe padres para conduzirem as reflexões. Nesta quinta-feira (27), o convidado da noite será o monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, que falará à luz do versículo "Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes" (Hb 4,12).
Abordando temas amparados na Palavra de Deus, os padres convidados já refletiram sobre a conjuntura atual, Fake News e posição da Igreja. Na noite de ontem (26), o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, conduziu a reflexão sobre as eleições.
O assessor de terça-feira (25), padre Márcio Paiva, que atualmente exerce o seu ministério na Arquidiocese de Belo Horizonte, abordou sobre a importância de entender as técnicas utilizadas na construção das Fake News, à luz da passagem "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8,32).
Na segunda-feira (24), padre Wander Torres, da Paróquia São Sebastião, de Ponte Nova, refletiu o versículo "De fato, surgirão falsos cristos e falsos profetas, que fatão sinais e prodígios capazes de enganar, se possível, até os eleitos" (Mc 13,22), a partir da conjuntura atual.
Seminário Teológico
Desde 2015, a Paróquia Santíssima Trindade vem realizando o Seminário Teológico, com o objetivo de "fomentar o conhecimento e entendimento sobre o grande depósito da fé da Igreja". A escolha da data para a realização das formações levou em consideração o mês dedicado a bíblia, por ser "voltado a reflexão acerca da Palavra de Deus".
O I Seminário Teológico refletiu o tema "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de João” e o lema “Permanecei no meu amor para produzir muitos frutos. O II, realizado em 2016, teve como inspiração o tema "Maria: um olhar teológico-pastoral – E o nome da Virgem era Maria". E em 2017, os paroquianos receberam formações sobre a “Doutrina Social da Igreja, à luz da Encíclica Rerum Novarum”.
Com informações da Paróquia