Os novos membros do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM) foram eleitos no último sábado (29), durante o XXIV Encontro Arquidiocesano de Leigos e Leigas e a XIII Assembleia Geral Ordinária do Laicato realizados no Colégio Arquidiocesano, em Ouro Preto.
Os membros eleitos e empossados assumem os trabalhos por três anos. O novo Conselho ficou assim composto: presidente - Sônia Maria Barbosa (Viçosa), vice-presidente - Geralda Gomes (Ouro Preto), secretário - José Euzébio (Rio Espera), secretária adjunta - Ivonete Efigênia Maciel (Amparo do Serra), tesoureiro - Bruno Fernando S. Queiroz (Carandaí), tesoureiro adjunto - Maria do Carmo da Silva (Viçosa). Conselho fiscal: Sueli de Fátima Guillarduci (Barbacena), Luzia Neiva Bandeira (Conselheiro Lafaiete), José de Souza Nunes (Ico - Porto Firme), Maria José Germano de Azevedo (Ouro Preto) e Milenne Júnia Moura (Congonhas).
Para a nova presidente, Sônia Maria Barbosa, o resultado da eleição foi um misto de alegria, gratidão e um certo temor. “Alegria em poder servir, colocando os meus dons a serviço do Reino, gratidão pela confiança em mim depositada e por tudo que tenho recebido de Deus e um certo temor, pois, não sei se era o momento para assumir esta missão. Mas, creio que se Deus permitiu que isso acontecesse, com certeza tem um propósito. Com a graça Dele e com o apoio daqueles que escolheram, pretendo empenhar-me para cumprir da melhor maneira esta missão. Conto com a oração de todos para que possa exercer minha vocação e missão laical, sendo sal, luz e fermento onde Deus me enviar”, disse.
Já o ex-presidente do CLAM, Fábio Silva, avalia a caminhada dos três últimos anos como bastante positiva. “Tivemos muito trabalho, mas, também, tínhamos uma boa equipe. Neste três anos tivemos a felicidade de ter o Ano do Laicato, que foi uma oportunidade de trabalhara a vocação laical em nossa arquidiocese”, ressalta.
Reflexões
A Assembleia contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre elas o assessor do Conselho do Laicato, padre José Antônio de Oliveira, o assessor regional, padre Adilson Luíz Umbelino, padres da cidade de Ouro Preto e seminaristas.
Durante o encontro, os participantes puderam refletir sobre o tema “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a transformação” e o lema “Até que tudo fique fermentado” (Mt 5,13-33). Os compromissos assumidos no II Seminário Arquidiocesano do Laicato, realizado em Carandaí no mês de março deste ano, também foram retomados.
Segundo Sônia, com essa retomada e avaliação, eles perceberam que ainda precisam avançar em alguns pontos, “sobretudo na missão extra eclesial, pois o campo privilegiado do laicato é o mundo”. Na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, agendada para novembros deste ano, estes compromissos serão retomados.