Exmo. e Revmo. Sr. Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello,
A Arquidiocese de Mariana sente-se honrada de contar, mais uma vez, com a sua amável presença em nosso meio, trazendo-nos a certeza da proximidade do querido Papa Francisco e expressando o cuidado e a solicitude do Bispo de Roma para com esta Igreja Particular. Nós acolhemos, com profunda alegria, esta visita que o senhor nos faz, Dom Giovanni, no desempenho de sua missão como representante qualificado do Santo Padre no Brasil, e agradecemos seu generoso gesto de atenção e carinho, nesta data tão significativa para a história de nossa Arquidiocese.
Sr. Núncio, hoje nosso estimado Arcebispo Dom Airton José dos Santos, recebe de suas mãos a imposição do Pálio como símbolo de comunhão com o Sucessor de Pedro e da jurisdição que lhe é própria na função de Metropolita da Província Eclesiástica de Mariana, a qual congrega, além de nossa Arquidiocese, também as dioceses de Caratinga, Governador Valadares e Itabira-Coronel Fabriciano.
A Eucaristia é epifania da Igreja, manifestação de sua identidade e de sua missão. Esta celebração eucarística nos convida, portanto, a renovar o empenho de viver a caminhada eclesial na dinâmica da comunhão e da participação. O mistério de Deus Uno e Trino é inspiração permanente para construirmos a unidade na diversidade, colocando dons e carismas a serviço da obra evangelizadora. A força da comunhão nos impulsiona ao testemunho corajoso da fé em Jesus Cristo, no diálogo e no exercício da caridade.
Com a presença amiga, o afeto filial e a densidade orante, vimos acompanhar nosso Arcebispo metropolitano nesta significativa ocasião, que nos permite renovar nosso empenho de ser a Igreja viva do Senhor, sinal e instrumento do Reino de Deus, crescendo na corresponsabilidade e oferecendo nossa generosa contribuição para que o Evangelho seja anunciado e testemunhado e seu fermento transformador ajude a tornar realidade o projeto do Pai para todos os seus filhos e filhas, nesta vasta região do território mineiro que abrange a Província Eclesiástica de Mariana.
Sr. Núncio, a sua atenciosa visita e o simbolismo de sua presença como instrumento de comunhão eclesial vem trazer-nos apoio e entusiasmo para crescermos no espírito de família de Deus, na consciência de pertença à Igreja católica, fortalecendo nossa identidade e animando-nos a enfrentar os desafios e a superar as limitações, de modo que a energia da caridade e a prática da diaconia continuem a crescer e frutificar nas Igrejas particulares desta Província.
Dom Giovanni, vivemos uma conjuntura eclesial desafiadora em que forças estranhas à lógica do Evangelho tentam desacreditar a pessoa e a missão do Papa Francisco. Parece que certos ambientes marcados por ideologias reacionárias pretendem bloquear o projeto de uma Igreja testemunha corajosa do Evangelho, despojada, aberta a todos, em saída missionária, próxima das pessoas, particularmente solidária com os pobres. Por isso, desejamos aproveitar o ensejo de sua presença para renovar – se possível com mais convicção que em outros tempos – nossa comunhão, nossa fidelidade e nosso afeto filial ao Papa Francisco, pela maneira como ele exerce o ministério petrino e pela forma evangélica e segura com que ele conduz o rebanho de Cristo nesta mudança de época.
Sentimo-nos sustentados e inspirados pelo testemunho, pelos ensinamentos e pela postura profética do Santo Padre. Estamos identificados com o seu propósito de consolidar uma Igreja misericordiosa, marcada pela ternura, o cuidado com a vida, o empenho missionário, o esforço de purificação e penitência, a busca da santidade. Esperamos que o Papa Francisco também sinta-se sustentado pelas nossas orações, obediência filial e comunhão afetiva e efetiva, para que continue a exercer com lucidez e clarividência a sua missão, caminhando entre as perseguições do mundo e contando sempre com as consolações de Deus.
Sr. Núncio, aceite nossos renovados agradecimentos pela sua presença fraterna e pela sua visita tão especial. O Bom Pastor o fortaleça no enfrentamento dos desafios inerentes à sua árdua missão junto ao governo brasileiro e junto à Igreja em nosso país. Que a solene Celebração Eucarística deste dia nos leve a todos, ministros ordenados, pessoas consagradas, seminaristas e vocacionados, cristãos leigos e leigas, a experimentar a alegria de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo e de formar a Igreja viva do Senhor nesta Província Eclesiástica de Mariana.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Mons. Celso Murilo Sousa Reis
Vigário Geral
Mariana, MG, 30 de setembro de 2018.