Na edição mais recente de O Vídeo do Papa, o Santo Padre reforça o pedido aos fiéis de fazerem um esforço especial para rezarem o Rosário por toda a Igreja. O vídeo faz parte da campanha #PrayForTheChurch, promovida pela Rede Mundial de Oração do Papa.
No vídeo, o Papa Francisco recorda-nos os enganos do diabo na nossa vida quotidiana: "O diabo apresenta-se com poder: traz-te presentes. Mas tu não sabes o que está dentro deles".
"A todos renovo o convite para que rezem o terço todos os dias do mês de outubro, terminando com a antífona «À vossa proteção» e a oração a São Miguel Arcanjo, para repelir os ataques do diabo, que quer dividir a Igreja", instou o Papa durante a oração do Angelus, no último domingo, 7 de outubro.
Pedido
Numa nota de imprensa emitida pelo Vaticano a 29 de setembro, o Santo Padre pediu que se rezasse o Santo Rosário para que a Virgem Maria ajude a Igreja nestes momentos de dificuldade, acompanhado pela antiga invocação a Maria conhecida como Sub Tuum Praesidium ("À vossa proteção") e a oração a São Miguel Arcanjo para invocar a sua defesa contra o mal.
"Durante os últimos anos e meses, vivemos na Igreja situações difíceis, entre as quais abusos sexuais, de poder e de consciência, e também divisões internas. A missão de evangelização da Igreja vai-se desacreditando, devido à nossa cumplicidade", afirmou o P. Frédéric Fornos SJ, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (inclui o Movimento Eucarístico Juvenil).
"A oração, disse Francisco há dias, 'é a arma contra o Grande acusador'. Na tradição bíblica também se fala do 'sedutor do mundo', ou 'Lúcifer', o qual se apresenta como anjo da luz, sob a capa de bem, induzindo ao engano. O Santo Padre insiste: 'Só a oração o pode vencer'", acrescentou.