Congresso Missionário pretende fortalecer a comunhão missionária da Província de Mariana

09/10/2018 às 15h46

Entre os dias 12 a 14 de outubro as dioceses da Província Eclesiástica de Mariana estarão reunidas no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, em Governador Valadares (MG), para participar do 2º Congresso Missionário da Província Eclesiástica de Mariana.

Para o assessor arquidiocesano do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), padre Geraldo Trindade, o Congresso é um espaço para fortalecer a comunhão missionária da Província de Mariana. “Cada uma das dioceses que compõem a Província tem uma caminhada própria na tentativa de responder aos desafios que as realidades se põem. E nesta diversidade vai surgindo várias iniciativas que não são confrontantes, mas se somam na ação evangelizadora daquela Igreja particular. Por isso, o Congresso Missionário da Província nos ajuda a enxergar essas diversificadas ações com o desejo de partilhar a beleza e a alegria do Evangelho a fim de que não nos isentemos da responsabilidade do nosso batismo e do mandato missionário de Jesus. Pois, o trabalho missionário é que dá vida à Igreja, é a sua missão e sua razão de existir. Daí a importância desse momento para as dioceses e arquidiocese da província”, explica.

Fruto do Congresso Missionário Nacional, o Congresso Missionário da Província terá como tema “Alegrias e perspectivas de uma Igreja em saída” e lema “Sereis minhas testemunhas”. Padre Geraldo ressalta que a temática deste evento vem como ressonância do magistério do Papa Francisco. “O Papa faz um convite para buscarmos ser uma Igreja em saída. Assim a missionariedade da Igreja nos tempos atuais passa, sobretudo, pelo testemunho do Ressuscitado, a fim de que todo batizado, que também é missionário, leve a alegria dessa presença aos que se encontram nas periferias geográficas e existenciais, rompendo com uma atitude de autopreservação”, salienta padre Geraldo.

O Congresso Missionário pretende acolher cerca de 200 pessoas representado as dioceses de Governador Valadares, Itabira/Coronel Fabriciano, Caratinga e a arquidiocese de Mariana.

Segundo o integrante da equipe de organização, Girley Correia Lima, a diocese anfitriã está em festa em poder acolher este Congresso. “Dom Felix entregou parte da organização do Congresso para um grupo de missionários da nossa diocese. Esses missionários estão dando o melhor de si na organização deste evento. Então, a nossa expectativa é sempre poder acolher bem os que estão vindo participar”, disse.

Uma missa na sexta-feira (12) vai marcar a abertura do 2º Congresso Missionário da Província Eclesiástica de Mariana. Conferências e oficinas também fazer parte da programação do evento.


Voltar

Confira também: