Congresso Missionário da Província assume o compromisso de priorizar a celebração do Mês Missionário

16/10/2018 às 13h50

Promover Congressos Missionários diocesanos, priorizar a celebração do Mês Missionário a cada ano e assumir a Campanha da Fraternidade 2019 são alguns dos compromissos assumidos no 2° Congresso Missionário da Província Eclesiástica de Mariana realizado no Colégio Imaculada, em Governador Valadares (MG), entre os dias 12 a 14 de outubro.

Refletindo sobre o tema “As alegrias e perspectivas de uma Igreja em saída” e o lema “Vocês serão minhas testemunhas”, o encontro reuniu 250 pessoas, entre elas cristãos leigos e leigas, seminaristas, religiosas, diáconos, padres, bispos e equipes de serviço. A arquidiocese de Mariana enviou 50 participantes para o evento.

Segundo o assessor do Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI), padre Geraldo Trindade, o Congresso foi uma experiência de partilha da vivência missionária das quatro dioceses e um importante momento de formação. “A partir do tema proposto, pensamos em quais são as nossas alegrias e os objetivos que precisamos cumprir para sermos uma Igreja em saída em nossas dioceses”, disse. Padre Geraldo, também, ressaltou que o Congresso teve como tônica pensar a missão como um ato individual. “A ideia da saída como um ato pessoal, onde precisamos nos comprometer. Percebendo que o campo de missão se faz no local onde estamos, não podemos nos ausentar desse aspecto missionário, principalmente neste ano do Laicato. Pois, em muitos lugares quem consegue chegar é o leigo e a leiga, dessa forma, eles precisam viver essa missão. O coração do batizado precisa se aquecer, para que a Igreja seja de fato uma Igreja em saída”, sublinhou.

Programação

Na sexta-feira (12), uma missa marcou a abertura do Congresso. A celebração foi presidida pelo bispo de Governador Valadares, Dom Félix Antônio Carlos Félix, na Catedral da cidade. No sábado (13), oficinas e assessorias fizeram parte da programação. No domingo (14) a missa de encerramento foi celebrada Catedral de Valadares pelo bispo de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira.

Para a coordenadora da Infância e Adolescência Missionária da arquidiocese de Mariana, Iva Fernandes, participar deste congresso foi muito enriquecedor. “Estes foram dias de esperança, ânimo e coragem. Foi muito bom ouvir, ao final, pessoas que disseram que foram apenas para representar a paróquia, que estavam voltando cheias de entusiasmo e agradecimento por terem participado. Me sinto muito recompensada por ter participado, tanto na organização quanto do evento”, disse.

Leia a carta do  2° Congresso Missionário da Província Eclesiástica de Mariana


Voltar

Confira também: