Regiões Pastorais avaliam caminhada em assembleias regionais

23/10/2018 às 12h55

Com o objetivo de avaliar as atividades do ano e propor encaminhamento para os destaques pastorais de 2019, as Regiões Pastorais Mariana Norte, Sul, Leste e Centro realizaram suas Assembleias Regionais no último sábado, 20 de outubro.

As assembleias contaram com a presença de padres, diáconos, representantes das paróquias, religiosas, seminaristas e jovens. Os resultados das assembleias regionais serão apresentados na XXVI Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, nos dias 23 e24 de novembro.

Norte

Aprofundar e valorizar o Projeto de Evangelização da Juventude, despertar os jovens para a evangelização dos jovens, fortalecer as coordenações regionais da juventude e trabalhar a iniciação à vida cristã com os jovens foram alguns dos encaminhamentos da Assembleia da Região Norte.

Em sua XXIII edição, a assembleia foi realizada no Colégio Providência, em Mariana (MG). O encontro contou com a presença de 90 pessoas e assessoria do padre José Antônio de Oliveira. Uma avaliação das ações do ano apresentada por forania iniciou a programação. Em seguida, o assessor fez uma reflexão sobre o tema “Uma Igreja a serviço do Reino”. Sua fala iluminou os trabalhos em grupo, onde os participantes apontaram as ações dos regionais para o próximo ano.

Segundo o vigário episcopal da região, padre José Carlos, a palavra das foranias, avaliando a caminhada durante este ano, trás uma visão positiva da caminhada da Região. “A partir do que foi apresentado, acreditamos que ouvi empenho para colocar em prática as decisões da assembleia do ano passado. As foranias estão caminhando bem. A fala do padre José Antônio nos ajudou a ter uma percepção mais objetiva da realidade, o que é muito importante para pensarmos as atividades para o próximo ano”, disse.

Centro

Em sintonia com o Ano do Laicato, a XXIV Assembleia Regional de Pastoral da Região Centro teve como tema “Sal da terra e luz do mundo”. O encontro foi conduzido pelo vigário episcopal da região, padre José Geraldo de Oliveira, e contou com uma iluminação do padre Luiz Antônio.

Segundo a secretária regional, Heloiza Maria Câmara, este foi um momento para avaliar as ações pastorais na Região Centro. “Uma palavra que ficou bem forte em nossa assembleia foi revitalizar. Nossas ações para 2019 serão nesta perspectiva”, disse. A assembleia foi realizada no Centro Regional de Pastoral, em Piranga (MG), e contou com 70 participantes.

Sul

Na Região Sul, as respostas dos questionários enviados pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral foram apresentadas e as foranias refletiram sobre os desdobramentos da periferia pobreza e sobre o trabalho do Ano do Laicato. A assembleia foi realizada no Centro de Pastoral, Barbacena (MG), e contou com a presença de 60 pessoas.

Leste

O Centro de Pastoral, em Ponte Nova (MG), acolheu os 80 delegados da XVI Assembleia da Região Leste. Acompanhando a proposta da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, a assembleia também foi um momento de avaliação.

Após a abertura do vigário episcopal, cônego Lauro Versiani, a foranias apresentaram o resultado de suas assembleias. Em seguida, o padre Leandro Marcos e a leiga Sônia Barbosa assumiram a assessoria. Eles fizeram uma síntese das foranias e apresentaram a proposta do trabalho em grupo. A Assembleia da Região Leste teve como tema “Ungidos e enviados para evangelizar os pobres”.

A Região Pastoral Mariana Oeste irá realizar sua assembleia regional no dia 15 de novembro.


Voltar

Confira também: