Mais um padre foi ordenado na arquidiocese de Mariana no último sábado (27). Pelas mãos do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o diácono Fabiano Alves foi ordenado presbítero na cidade de Coimbra, na Região Pastoral Mariana Leste. A celebração contou com mais 1.500 pessoas, entre elas, padres, amigos, familiares e fiéis.
“Para mim foi um momento ímpar e singular ser ordenado presbítero para a Igreja. Fiquei muito emocioando com a presença de tantos amigos das comunidades por onde já passei. Quero viver meu sacerdócio nas encruzilhadas da vida estando disponível a todos e, sobretudo, aos que mais necessitarem de mim independente de quem sejam, os que estão sofrendo e sobretudo os mais pobres”, sublinhou o novo presbítero.
Na homilia, o arcebispo de Mariana ressaltou que o presbítero deve se entregar por inteiro ao amor de Deus e ser servidor do Evangelho. “Devemos agir na pessoa de Cristo. Não somos nós que fazemos as coisas, mas é Cristo que vive em nós. Por isso, precisamos estar no meio do povo ajudando, fazendo com que eles se sintam amparados, respeitados”, disse. Dom Airton pontuou que o padre deve santificar o povo, através da oração e dos sacramentos. “A cada dia o padre deve rezar pela Igreja e com o povo de Deus. Santificar o povo de Deus é a coisa mais importante que nós precisamos fazer. A nossa vida deve ser santificadora. Nós devemos fazer com que o povo de Deus se sinta santificado e fortalecido”, completou.
Para o arcebispo, o presbítero também precisa ensinar o povo de Deus e precisa viver a palavra. “Antes de pregarmos a palavra de Deus, precisamos experimentar a palavra de Deus. Antes de ensinar os ensinamentos de Deus, nós precisamos trilhar os ensinamentos de Deus”. Dom Airton finalizou dizendo que é preciso, também, governar o povo de Deus. “Governar o povo de Deus significa servir o povo de Deus. Ajudar o povo a ser firme na fé, alegre, com esperança e corajoso para testemunhar o amor de Deus”, explicou.
Durante sua caminhada vocacional, padre Fabiano foi acompanhado pela paróquia de São Sebastião. Segundo o pároco, padre Lindomar Bragança, eles viram a evolução do vocacionado, do seminarista, do diácono e agora do padre. “Tive a oportunidade de acompanhar o seu processo formativo por seis anos e meio. Logo que a data de sua ordenação foi marcada começamos a nos preparar para este momento. Todos os paroquianos se colocaram em oração para o bom êxito da ordenação, muitos se colocaram à serviço das equipes de trabalho. Todos os coimbrenses se dispuseram a trabalhar para que tudo pudesse ser realizado da melhor forma possível”, disse padre Lindomar.
Em preparação para a ordenação, a comunidade realizou nos dias 24 a 26 de outubro um Tríduo. “Um grande número de paroquianos e alguns visitantes puderam rezar conosco nesses dias. No dia 27 nossa cidade se encheu de alegria e o povo coimbrense se fez presente e solidário”, ressalta o pároco.
No domingo (28) padre Fabiano celebrou sua primeira missa pela manhã na intenção dos voluntários que trabalharam na ordenação. À noite, ele presidiu sua segunda missa em Coimbra.