O encontro semestral dos padres e diáconos transitórios com até 5 anos de ministério ordenado com o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, foi realizado nessa quarta-feira (31), na Paróquia de São João Batista, em Barão de Cocais.
O encontro reuniu 21 padres e 2 diáconos, além do pároco anfitrião, padre José Antônio de Oliveira, e do diácono José Apolinário dos Santos Filho. Uma missa presidida por Dom Airton no santuário São João Batista abriu a programação.
Na celebração, Dom Airton ressaltou a importância do padre ser referência na vida da comunidade e pediu para que todos os padres se preparem bem para a missão junto ao povo de Deus. O arcebispo sublinhou que o padre se dispõem a ficar sozinho para ver o povo realizado. “Uma das belezas do ministério sacerdotal é a disposição do padre em ficar sozinho pelo bem do povo, para que as pessoas sintam-se realizadas enquanto povo de Deus”. Ele também pediu para a comunidade rezar pelos padres, a fim de que cada vez mais eles estejam dispostos a santificar, com sua presença, a vida humana.
Para o padre Rodrigo Artur, que participou do encontro, esses momentos são sempre proveitosos. "Além de podermos estreitar a convivência entre nós e com o nosso arcebispo, podemos externar as particularidades da nossa vida de padre, ainda curta, e, assim, perceber que tanto as alegrias quanto os desafios são geralmente comuns, embora as alegrias sejam sempre maiores”, disse. Após a celebração, os padres e diáconos tiveram uma conversa com o arcebispo.
Foto: Pascom da Paróquia de São João Batista