No mês em que se celebra a Consciência Negra, a Pastoral Afro-Brasileira, cumprindo mais uma etapa do seu planejamento de 2018, realizou no último final de semana (16 a 18), o encontro de formação de lideranças que contou com participantes de quatro regiões da Arquidiocese. Realizada na Comunidade de São José do Triunfo, da Paróquia São Silvestre, em Viçosa, a formação teve como tema norteador “Protagonismo Negro por uma Cultura de Justiça e Paz”.
Os participantes foram acolhidos na noite de sexta-feira e vivenciaram momentos de oração e reflexão. A formação aconteceu no sábado (17) e foi assessorada por Marinete Morais, da Diocese de Itabira, que trabalhou sobre a organicidade e os oitos princípios da Pastoral Afro, conforme orientações da CNBB.
Ainda no sábado, os participantes trabalharam em grupos e participaram de plenárias para a discussão de estratégias de organização dos grupos de base da PAB nas comunidades e paróquias da Arquidiocese. À noite foi realizado um cortejo na Comunidade de São José do Triunfo e, em seguida, uma celebração eucarística presidida pelo assessor da PAB na Região Leste, padre João Batista Barbosa.
Uma vivência mística e cantos afros com assessoria de Gilsa Santos, da Diocese de Governador Valadares, fizeram parte da programação de domingo. Alguns encaminhamentos sobre as últimas agendas de 2018 e a aprovação da primeira versão do calendário de atividades de 2019 encerraram o encontro.
De acordo com a Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral Afro-Brasileira, Maria José de Souza, além de formar, o encontro teve o objetivo de mobilizar os negros e negras da arquidiocese "para uma efetiva participação comunitária cristã que expresse a realidade de fé e de identidade do Povo Negro. Neste final de semana, destacou-se a participação da juventude, vinda das Escolas Família Agrícola e da Pastoral da Juventude, o que motivou e animou as coordenações regionais, pois juventude é certeza de que os trabalhos da PAB estão frutificando e se tornarão sementes no chão da nossa igreja marianense", relata.
Atividades
A Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Mariana se consolidou neste ano de 2018 e, reunindo-se duas vezes em nível arquidiocesano. O primeiro encontro foi em julho, em Mariana, e teve a participação das comissões regionais de articulação para indicação das coordenações regionais e coordenação arquidiocesana.
No próximo domingo, dia 25 de novembro, a Pastoral Afro-Brasileira realizará a 2ª Romaria do Povo Negro ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Urucânia.
Confira o calendário de atividades da Pastoral
Leia a carta-convite para a 2ª Romaria do Povo Negro
Colaborou: Pastoral Afro-Brasileira