O regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou de 13 a 15 de novembro a sua Assembleia Regional de Pastoral. Na ocasião, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, coordenações regionais de pastorais, movimentos e organismos aprovaram uma carta de apoio ao papa Francisco. “Desejamos manifestar à Vossa Santidade viva comunhão fraterna e amor filial, de maneira especial neste momento em que nos reunimos para refletir sobre o tema ‘Uma Igreja em Saída frente aos desafios e esperanças do mundo urbano’”, escreveram.
Leia a carta na íntegra:
Belo Horizonte, 14 de novembro de 2018.
Amado Papa Francisco,
Reunidos em Assembleia Pastoral do Regional Leste II da CNBB, os Arcebispos, Bispos, Presbíteros e Cristãos Leigos e Leigas, representantes das 32 (Arqui)Dioceses dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, desejamos manifestar à Vossa Santidade viva comunhão fraterna e amor filial, de maneira especial neste momento em que nos reunimos para refletir sobre o tema “Uma Igreja em Saída frente aos desafios e esperanças do mundo urbano”. À luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, almejamos dar passos sempre renovados e corajosos na ação evangelizadora de nossa sociedade, em tempos de mudança de época, percorrendo caminhos de santificação, como Vossa Santidade nos convidou na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate.
Expressamos à Vossa Santidade nossa plena solidariedade nesta ocasião em que provações e desafios atingem sua digna Pessoa e a Igreja de Cristo. Estamos convencidos que tal situação, embora dolorosa, faz parte do ministério dos verdadeiros e autênticos apóstolos, como já nos havia prevenido o Senhor, quando disse: “Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5, 10-11).
O próprio São Paulo, por sua vez, depois de enfrentar tantas expressões de verdadeiro e continuado martírio em sua missão, pôde dizer aos Romanos: “Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada? Em tudo isso somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou” (Rom 8, 35-37).
Queremos afirmar que temos acolhido fraternalmente seus pedidos de oração por toda a Igreja, incluindo a divulgação do Rosário, com as orações do Sub Tuum Praesidium e de São Miguel Arcanjo, certos de que Deus, com seu poder e sua misericórdia, afugentará a ação do maligno contra a Igreja e seus legítimos ministros.
Felicitamos Vossa Santidade pelo feliz pastoreio que vem realizando, como Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, Vigário de Cristo na Terra, sinal e garantidor da unidade eclesial. Agradecemos pelas Encíclicas, Exortações Apostólicas e tantos outros textos, inclusive suas breves e sábias homilias da Casa Santa Marta, bem como pelo Ano da Misericórdia, o recente Sínodo sobre a Juventude, o Sínodo da Amazônia, o Mês Missionário Extraordinário e tantas outras iniciativas que têm enriquecido imensamente seu Pontificado. Tudo isso ficará registrado nos anais da história eclesiástica deste período marcado por cruzes, mas também por tantos sinais de ressurreição e vitória.
Suplicamos à Virgem Maria, Mãe da Igreja, que interceda continuamente em favor de Vossa Santidade e do Povo de Deus em Marcha sob seus cuidados na busca permanente do Reino definitivo.
Em nome dos irmãos reunidos em Assembleia, assina a presidência.
Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo Metropolitano de Uberaba (MG)
Presidente do Regional Leste 2 da CNBB
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo Diocesano de Colatina (ES)
Vice-Presidente do Regional Leste 2 da CNBB
Dom José Carlos de Souza Campos
Bispo Diocesano de Divinópolis (MG)
Secretário do Regional Leste 2 da CNBB