Seminaristas são instituídos nos ministérios de leitorato e acolitato

20/11/2018 às 09h20

Seis seminaristas da Teologia receberam o ministério de leitorato e três receberam o de acolitato no último domingo (18). A celebração realizada no santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, foi presidida pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Padres formadores, amigos e familiares também participaram da missa.

As instituições ao leitorato e acolitato fazem parte do processo formativo do candidato ao presbitério. Segundo o reitor do Seminário São José, padre Valter Magno, o leitorado é recebido no final do segundo ano da Teologia e o acolitato no final do terceiro ano. “Esses ministérios são passos importantes em direção ao sacerdócio e marcam a caminhada no seminário. Recebê-los faz com que os seminaristas se aproximem mais do seu chamado vocacional”, explica.

Na homilia, Dom Airton ressaltou que o ministério significa serviço. “Receber os ministério não significa receber uma honra, um título ou receber uma condecoração. Mas significa receber um serviço. Aqueles que recebem o serviço da Igreja devem exercê-lo com vigor. Devem estar em primeiro lugar para o serviço. Os leitores tem a obrigação de proclamar a palavra de Deus e ajudar as pessoas a compreendê-la.Os acólitos irão ajudar no serviço do altar. Devem conformar, daqui para a frente, cada vez mais a sua vida ao mistério da Paixão  de Cristo”, disse.

Para o seminarista do 2° ano da Teologia, Emerson Mendes, receber esse ministério é dar um passo maior na caminhada vocacional. “A cada ano Deus vai nos configurando na vocação e vai assim confirmando esse chamado que Ele faz a nós. Recebendo o ministério de leitorado,  damos um passo maior na caminhada. Agora temos o dever de ensinar e anunciar a palavra de Deus a todas as pessoas” , disse.

Confira as fotos da celebração: 

 

Ministérios de leitorato e acolitato


Voltar

Confira também: