Comarca de Conselheiro Lafaiete instala Fórum Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

20/11/2018 às 12h09

O Fórum Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, uma parceria entre a Pastoral da Criança e do Menor da Arquidiocese de Mariana e a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Conselheiro Lafaiete foi instalado na tarde dessa segunda-feira (19), em Conselheiro Lafaiete (MG).

A cerimônia de lançamento contou com a presença do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, do juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Dr. José Aluísio Neves da Silva, da promotora de justiça, Dra. Liliale Ferrarezi Fagundes, dos prefeitos dos nove municípios envolvidos, do diretor da Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, professor Cirley José Henrique, da vereadora Carla Sassi, de padres, agentes da Pastoral do Menor, professoras, jovens e crianças.

Ressaltando a importância deste momento para a comarca de Conselheiro Lafaiete e para a arquidiocese, Dom Airton lembrou que criança não é um adulto que ainda não cresceu. “A criança é criança e o adolescente ainda não chegou em todo o seu tempo. São pessoas que estão começando a sua estrada, o seu caminho. Todos nós devemos ser atentos a essa responsabilidade de acompanhar as pessoas no seu tempo, principalmente as crianças e os adolescentes. Para que um dia eles possam ser homens e mulheres que interferam objetivamente na sociedade. A educação é exatamente para isso, para formar cidadãos, para fazer com que os cidadãos sejam responsáveis na sociedade. Se nós queremos uma sociedade sadia, formada por cidadãos conscientes de sua responsabilidade, temos que começar a formar e a cuidar”, disse.

Segundo a promotora, Dra. Liliale Ferrarezi Fagundes, muito se fala de criança, muito se fala de adolescente, mas muita coisa ainda precisa ser dita. “A Constituição e o ECA existem e muitos avanços e progressos já foram obtidos, mas ainda temos muitos desafios para enfrentar. Não é novidade o índice de violência enfrentado por crianças e adolescentes, a gravidez precoce, que gera uma série de consequências, o envolvimento de adolescentes com as drogas, com o crime, o número de depressão na adolescência, a mortalidade infantil são alguns dos problemas que nós ainda precisamos enfrentar. Acredito que esse Fórum Intermunicipal é um ambiente propício para que possamos discutir e refletir sobre essas questões. Para que possamos encontrar juntos soluções, caminhos e assim possamos produzir frutos”, ressaltou.

Para o juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. José Aluísio Neves da Silva, essa é a abertura de um longo caminho em favor da criança e do adolescente. “Caminho que todos precisam trilhar para chegarmos aos objetivos, dessa proposta, que foi feita aqui”, disse.

Durante a instalação do Fórum Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os presentes assistiram algumas apresentações culturais realizadas por crianças de Queluzito e Itaverava. No final da cerimônia, os prefeitos dos nove municípios, a promotora e o juiz assinaram o documento oficial do Fórum.

O Fórum

O processo de articulação e implantação do Fórum Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na Comarca de Conselheiro Lafaiete foi iniciado em abril de 2018. Com o objetivo de combater à criminalidade infanto-juvenil, o Fórum realizou, em conjunto com toda a rede proteção dos direitos dos menores, uma pesquisa prática e teórica, onde obteve um diagnóstico consistente para o tratamento das questões que afetam à infância e adolescência.

Segundo o assessor arquidiocesano da Pastoral da Criança e do Menor, padre Dário Chaves, após a convocação do juiz, as reuniões de preparação para o lançamento foram conduzidas pela Pastoral do Menor. “Nós conduzimos os quatro encontros de preparação. Durante essas reuniões, o grupo trabalhou sobre a criminalidade e as políticas públicas de cada município, conhecendo as realidades locais,  e preparou o lançamento do Fórum”, explicou. Padre Dário acrescenta que as próximas reuniões serão de avaliação dos resultados.

Na arquidiocese de Mariana o Fórum Intermunicipal dos Direitos da Criança e do Adolescente já foi implantado em cinco comarcas.


Voltar

Confira também: