A igreja de São Caetano, em Monsenhor Horta, distrito de Mariana (MG), na Região Pastoral Norte, vai passar por obras emergenciais. Atendendo a uma solicitação do pároco, padre Alex Martins de Freitas, foi realizada uma vistoria na igreja, no dia 14 de setembro, com a finalidade de avaliar o estado de conservação dos elementos estruturais.
O laudo técnico concluiu que existem infiltrações de água em vários pontos, proveniente do telhado, o que precisam ser estancadas para não degradar ainda mais os elementos internos da igreja.
Outra necessidade é o escoramento do arco cruzeiro. Segundo o laudo, o telhado sobre a capela-mor movimentou-se no sentido dos fundos para frente da igreja e está "temporariamente estabilizado", mas pode voltar a se movimentar com a entrada do período chuvoso. Essa movimentação se deu pela falta das peças de contraventamento nesse telhado e provocou a inclinação da talha central de coroamento do retábulo mor e do arco cruzeiro, inclusive da parede e da sanca de madeira sobre ele existente. A igreja também apresenta outras demandas de manutenção e reparo, mas que podem esperar pelo projeto e execução da restauração da edificação.
Recursos para obra
Em uma reunião realizada no dia 1 de novembro, o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo, Esportes e Lazer, Efraim Rocha, solicitou aos membros do conselho a liberação do recurso necessário para as obras emergenciais da igreja de São Caetano. Padre Alex, que também participou da reunião, apresentou ao Conselho os motivos pelos quais era necessário o apoio financeiro para a execução das obras, ressaltando o valor artístico cultural da igreja de São Caetano além da riqueza histórica do lugar. Após votação, os recursos para as obras emergenciais da igreja Matriz de São Caetano foram aprovados.