Uma cartilha sobre a pobreza foi lançada no último sábado (24), durante a 26ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, no Instituto de Filosofia da Faculdade Dom Luciano, em Mariana. O material, elaborado pela coordenação arquidiocesana de pastoral, foi pensado para auxiliar nas reflexões e ações em torno da periferia da pobreza, que está sendo trabalhada na arquidiocese.
Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, com uma linguagem simples, mas bem fundamentada, a cartilha é dividida em quatro capítulos e possui 45 páginas. “Ela é iniciada descrevendo o que é a pobreza e quem são os pobres. O segundo capítulo apresenta uma fundamentação bíblica sobre a questão da pobreza e o serviço aos pobres. O terceiro capítulo fala do magistério da Igreja na ação com os pobres e o último capítulo questiona sobre o nosso agir em relação à pobreza”, explica.
Padre Geraldo acrescenta que essa cartilha faz parte da coleção das publicações do Centro Arquidiocesano de Pastoral. “Essa é a cartilha de número 12. O número dela é providencial, pois, é seguida a cartilha da Dimensão Social da Evangelização”
Para o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, a publicação dessa cartilha ressalta que precisamos olhar para os pobres. “Se o Papa instituiu o Dia Mundial dos Pobres é porque não estamos olhando para os pobres. Se nós precisamos escrever uma cartilha sobre pobreza é porque nós não estamos olhando para os pobres em nossas comunidades e paróquias. Essa cartilha é para ser lida em grupos e nas paróquias”, disse.
Dom Airton também pontuou que falar de uma opção preferencial pelos pobres, é falar de uma obrigação cristã. ”Os pobres são os nossos irmãos mais necessitados e nós temos que nos voltar para eles. Deus não faz a opção pelos pobres, Deus está com os pobres. Temos que adequar os nossos trabalhos pastorais para atender os pequenos”, afirmou. Ele também destacou que uma paróquia que não tem algum serviço de atendimento aos pobres está faltando alguma coisa. ”O serviço aos mais pobres, para nós, não é filantropia, não é caridade no sentido social. Para nós é exigência moral e exigência do Evangelho. É testemunho de fé”, acrescentou o arcebispo.
Distribuição
A cartilha sobre a Pobreza está disponível na Editora Dom Viçoso. Cada Região adquiriu uma determinada quantidade, que será enviadas às paróquias. Os demais interessados devem adquirir a sua cartilha na Editora Dom Viçoso. O valor unitário do material é R$5,00. Mais informações pelo (31) 3557-1233.