Dom Geraldo celebra missa em ação de graças pelos 25 anos de vida consagrada da irmã Lurdinha

26/11/2018 às 12h20

Uma missa em ação de graças pelos 25 anos de vida consagrada da irmã Maria de Lourdes Soares Duarte, conhecida como irmã Lurdinha, secretária da Residência Episcopal, foi presidida na manhã do último sábado (24) pelo arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, e concelebrada pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e outros padres, na igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cabanas, em Mariana.

Destacando o serviço da irmã na Arquidiocese, Dom Geraldo agradeceu ao Instituto das Irmãs da Beneficência Popular e a dedicação da irmã Lurdinha, com quem trabalhou por 11 anos . “A vida consagrada é um brilho profético para a Igreja e para o mundo. É um sinal luminoso dos valores do mundo a recordar a Igreja e a proclamar para toda a humanidade. No mundo em que o que vale é o ter, [...] a vida consagrada anuncia a pobreza evangélica. Irmã Lurdinha fez voto de pobreza, de desapego, de não fazer das coisas materiais o objetivo da sua vida. E de confiar em Deus”, afirmou.

“No mundo em que o poder atrai, [...] a vida consagrada vai renunciar a sede de poder pelo voto da obediência. Irmã Lurdinha, há 25 anos fez voto de obediência. No mundo em que o prazer é buscado de qualquer jeito e a qualquer preço, e as pessoas vivem em função disso, a vida consagrada faz voto de castidade. Irmã Lurdinha, há 25 anos professou voto de castidade”, continuou.

De acordo com a  Superiora do Instituto, irmã Maria da Consolação Coelho, os votos das irmãs são renovados na Festa Litúrgica do Sagrado Coração de Jesus. Para o fundador do Instituto, Monsenhor Rafael Arcanjo Coelho, a Festa de Cristo Rei é a segunda festa do Sagrado Coração e, por esta razão e nesta ocasião, irmã Lurdinha professou seus votos de servir a Deus na pobreza, na obediência e na castidade pela primeira vez e, agora, renovou-os pela vigésima quinta.

Irmã Lurdinha destaca que completar os 25 anos da profissão de votos é um momento de muita felicidade e, sobretudo, um momento de agradecer a Deus pelo dom de sua vocação “e pela graça que Ele tem concedido para manter a fidelidade e perseverança nesses 25 anos”, constata.

Irmã Maria de Lourdes

Filha de Raimundo Venânco Duarte e Maria José Soares Duarte (em memória), Irmã Maria de Lourdes Soares Duarte nasceu no dia 1 de abril de 1964, na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG. Professou os votos de obediência, castidade e pobreza em 21 de novembro de 1993, na Paróquia do Senhor Bom Jesus, de Bom Jesus do Amparo/MG, Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, tornando-se Irmã do Instituto da Beneficência Popular. Chegou a Mariana em dezembro de 2007 e começou a trabalhar na Residência Episcopal da Arquidiocese de Mariana.

 

 

 


Voltar

Confira também: