Vigários Forâneos se reúnem com Dom Airton

04/12/2018 às 16h11

Os vigários forâneos da arquidiocese se reuniram com arcebispo, Dom Airton José dos Santos, na manhã desta terça-feira (4), no Centro de Pastoral, em Mariana (MG). A reunião também contou com a presença dos vigários episcopais e do coordenador arquidiocesano de pastoral.

Uma apresentação das foranias abriu a pauta do dia e em seguida os presentes conversaram sobre os encaminhamentos da 26ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada nos dias 23 e 24 de novembro.

Para Dom Airton essa reunião foi a oportunidade de ter uma visão mais ampla da arquidiocese. “Foi possível perceber a disponibilidade e o espírito de colaboração que existe entre os vigários episcopais e os forâneos. Esse grupo, que é formado pelos cinco vigários episcopais, os 13 forâneos e o coordenador de pastoral, é o grupo que movimenta a arquidiocese do ponto de vista pastoral”, disse.

Dom Airton ressaltou, também, que retomar os encaminhamentos da Assembleia de Pastoral foi bastante positivo. “Fizemos algumas indicações de como podemos trabalhar a juventude no próximo ano e elas serão apresentadas ao Conselho de Pastoral, para que ele possa dar as orientações práticas e aplicáveis”, pontuou.

Segundo o coordenador de pastoral, padre Geraldo Martins, a ideia é priorizar, neste primeiro momento, o estudo do Projeto Arquidiocesano de Evangelização da Juventude. “Os forâneos assumiram o compromisso de, no começo do ano, providenciar o estudo do projeto. A Região Leste já marcou uma data para o estudo ser realizado”, disse. Ele acrescentou que o documento deve ser estudado por todas as instâncias da arquidiocese. “A periferia da juventude não deve ser entendida como uma prioridade dos jovens, mas deve ser assumida por toda a arquidiocese”, disse.

Padre Geraldo explicou que outras propostas foram apresentadas, como recompor a equipe executiva do PAE, acrescentando assessores ligados à juventude, e incorporar a exortação apostólica do Papa Francisco sobre o Sínodo da Juventude no processo. Todas essas sugestões serão apresentadas na próxima reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), agendada para fevereiro de 2019.


Voltar

Confira também: