O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado Direitos Humanos, concedeu à Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Leste 2 o Prêmio Mineiro de Direitos Humanos de 2018. Criada em 2015, a premiação tem o objetivo de valorizar os segmentos que se destacaram nas práticas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos no Estado.
A entrega será na próxima segunda-feira (10), na II Mostra de Direitos Humanos, no Memorial de Direitos Humanos – Casa da Liberdade, antigo prédio do DOPS, à Avenida Afonso Pena, 2351, em Belo Horizonte. Jovens de todo estado estão se articulando para participar da cerimônia, que é aberta ao público.
O reconhecimento na defesa e promoção dos direitos humanos se deram, sobretudo, ao histórico de atuação da PJ em pautas relacionadas à defesa da vida. Em especial, o destaque à “Campanha Nacional de enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher” e a “Campanha Nacional contra a Violência e Extermínio de Jovens”.
Para os representantes da PJ no Conselho Estadual de Juventude, Edwiges Costa e Vinícius Borges, a presença das bases será muito significativa. "Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho que está nas bases. Por isso ele é de todos grupos de base da PJ", afirmou Edwiges.