A Gráfica e Editora Dom Viçoso, em Mariana, recebeu a visita do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, na manhã desta sexta-feira (7). “O convite para conhecer a Editora partiu do desejo de Dom Airton conhecer mais de perto os nossos 14 colaboradores, as instalações gráficas e os trabalhos realizados”, disse o diretor, padre Darci Fernandes Leão.
Durante a visita, Dom Airton abençoou o espaço, conheceu todas as salas e participou de uma conversa com os colaboradores. Em sua fala, o arcebispo ressaltou a importância do trabalho ser realizado em conjunto. “O trabalho de um reflete no trabalho do outro, por isso a importância das coisas serem bem feitas”, disse. Ele também pontuou que além da técnica é preciso ver o trabalho como uma vocação.
Padre Darci agradeceu a presença e a benção de Dom Airton. Segundo ele, as palavras de motivação e incentivo do arcebispo mostraram a alegria e os grandes desafios do mundo do trabalho nos dias de hoje.
Editora Dom Viçoso
Em julho de 1959, a publicação do primeiro exemplar do jornal "O Arquidiocesano", feito tipo a tipo, a mão, marcava a gênese de uma instituição que conseguiu atingir mais de meio século de vida.
Mais tarde, incorporou-se ao seu portfólio de produtos a lendária "Folhinha de Mariana", hoje com um século e meio de andanças em vários lares de nosso estado e fora dele. Até hoje são produzidos mais de 300 mil exemplares.
No final dos anos 80, definitivamente foram abandonadas tipografia e a linotipia, abrindo espaço para a digitalização gráfica. A Lynotipe alemã, hoje, é peça de adorno em nossa sala de recepção e os tipos são guardados com esmero, no descanso merecido de longos anos a escrever nossos primórdios.
Com quase 60 anos, a Gráfica e Editora Dom Viçoso conta com 14 colaboradores, em seus 6 setores. Ela é a editora da arquidiocese de Mariana e presta serviço para várias paróquias e comunidades dessa Igreja particular.
Clique aqui conheça mais da Gráfica e Editora Dom Viçoso.