A coleta da Campanha para a Evangelização será realizada no próximo domingo, 16 de dezembro, terceiro domingo do Advento, em todas as paróquias, capelas, instituições ou templos católicos.
Em sintonia com a Exortação Apostólica do papa Francisco: Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual e com o lema “Evangelizar partindo de Cristo”, a iniciativa tem o objetivo de despertar os discípulos e as discípulas missionários para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais no Brasil.
A campanha
Instituída em 1997, pelos bispos na Assembleia Geral da CNBB, e realizada pela primeira vez em 1998, a campanha tem o objetivo, segundo a CNBB, de favorecer a vivência do Advento e mobilizar a todos para uma Coleta Nacional.
A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% permanecem na própria diocese; 20% são encaminhados para os 18 regionais da CNBB; e os demais 35% para a CNBB Nacional.
Arquidiocese de Mariana
Na arquidiocese de Mariana, a coleta para a evangelização, realizada em dezembro de 2017, somou R$ 56.281,72. Esse valor corresponde a 45% do total arrecadado em toda a Arquidiocese e constituiu o Fundo Arquidiocesano de Evangelização, administrado pelo coordenador arquidiocesano de pastoral.
O vigário geral da arquidiocese, monsenhor Celso Murilo de Souza Reis, enviou uma circular a todos os presbíteros ressaltando a importância da coleta. Leia na íntegra:
Mariana, 27 de novembro de 2018.
Circular: VG 07/18
Assunto: Coleta para a Evangelização
Prezado irmão no ministério ordenado,
Paz e Bem!
Está acontecendo, em todas as dioceses do Brasil, a Campanha para a Evangelização 2018, tendo sido lançada oficialmente na Solenidade de Cristo Rei. Entre os principais objetivos da referida Campanha encontra-se o de despertar os (as) discípulos (as) missionários (as) para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil.A Campanha deste ano inspira-se na Exortação Apostólica do Papa Francisco “Gaudete et Exsultate”, sobre o chamado à santidade no mundo atual e tem como lema “Evangelizar partindo de Cristo”.
Com o resultado da coleta nacional para a evangelização realiza-se a manutenção da CNBB nacional e regional e o financiamento de vários projetos eclesiais nas áreas mais carentes do Brasil. Além disso, o percentual destinado à própria Arquidiocesegarante os recursos necessários para várias iniciativas pastorais, ao longo do ano, através do Fundo Arquidiocesano para a Evangelização. Como é de praxe, em anexo, enviamos a prestação de contas do Centro Arquidiocesano de Pastoral, a qual mostra como tem sido importante a participação de todas as paróquias nessa coleta, no sentido de assegurar o suporte financeiro para inúmeros serviços de evangelização desenvolvidos na Arquidiocese de Mariana.
Em nome do Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos e contando sempre com a boa vontade e o zelo pastoral dos estimados irmãos presbíteros e diáconos, venho pedir a cada um o efetivo empenho na divulgação da Campanha para a Evangelização e na realização da respectiva coleta, que deverá acontecer, preferencialmente,nas celebrações dos dias 15 e 16 de dezembro.
Vale lembrar que a administração arquidiocesana tem feito regularmente o repasse de todas as coletas, zelando para que seja respeitada a finalidade de cada uma delas e garantida sua destinação. Com esse objetivo e para agilizar o processo, é disponibilizada a seguinte conta bancária: Arquidiocese de Mariana-coletas. Banco do Brasil. N◦. 16.338-4. Agência 2279-9.
Agradecendo sua prestimosa acolhida desse pedido da Igreja, aproveito o ensejo para dirigir-lhe cordiais votos de feliz e santo Natal e de abençoado ano novo.
Com fraterna estima, em união de preces,
Mons. Celso Murilo Sousa Reis
Vigário Geral