Coral de Padre Viegas apresenta Oratório de Natal em cidades da Arquidiocese

13/12/2018 às 13h32

Contar e cantar a história do nascimento de Cristo. Este é o objetivo do Oratório de Natal apresentado pelo Coral Nossa Senhora do Rosário, de Padre Viegas, há 8 anos. Na época natalina, o coral é convidado para se apresentar em várias cidades que compõem a Arquidiocese. A peça é inspirada na obra de José Acácio Santana, músico catarinense referência em Canto Coral Litúrgico no Brasil.

Aproximadamente 60 pessoas participam do Oratório. “A equipe de apoio auxilia na preparação do cenário, objetos cênicos e iluminação. Os personagens são João Batista, anjo, Isabel, Maria, 3 pastores e os 3 reis. A obra é narrada por um cronista, que também é um personagem. Os instrumentistas não cantam, somente o coral e os personagens”, explica o presidente interino do coral, Junior Eduardo Nonato.

Em entrevista a Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, Larissa Gonçalves, que interpreta Santa Isabel, disse considerar o Oratório mais emocionante a cada ano que passa.  “É muito gratificante participar nas comunidades e levar a mensagem do Natal, que é o Cristo Jesus nascendo no coração de todos. A cada apresentação, sinto uma emoção diferente”, relatou, após a apresentação na paróquia no último dia 9.

Também em entrevista, Margarida Gonçalves, que interpreta a Virgem Maria, disse dar o melhor de si em cada apresentação. “Procuro viver da melhor maneira o que tenho que fazer no Oratório tanto cantando quanto interpretando. É uma emoção grande e gratificante estar evangelizando, que é o verdadeiro sentido do nosso Oratório de Natal”.

 

História

O Coral Nossa Senhora do Rosário surgiu em 1960, por iniciativa do Cônego Jardim Trindade, pároco em Padre Viegas na época. “Ele queria um grupo para cantar nas missas e chamou Geraldo de Jesus Gomes, que era seminarista na época e é maestro do coral até hoje. Eles começaram e a estreia foi na missa do dia 7 de outubro de 1960, dia de Nossa senhora do Rosário”, explica o presidente.

    Além do oratório, outras apresentações também fazem parte da história do Coral. “Fora do contexto litúrgico, o coral se apresenta em concertos, já teve participação no Festival Internacional de Corais (FIC), na abertura do FIC em 2016. Já fizemos também os Concertos de Primavera, um projeto nosso, com apresentações em 3 cidades: Dom Silvério, Piranga e Entre Rios de Minas”. No ano passado, o Coral de Padre Viegas se apresentou em Cândido Mota, interior de São Paulo.

 

Apresentações

Acaiaca, Piranga, Ponte Nova, Claúdio Manoel, Senhora de Oliveira e Barbacena são as seis cidades da Arquidiocese que puderam assistir, nos últimos dias, ao Oratório de Natal realizado pelo Coral. Outras quatro cidades ainda receberão a apresentação.

Em Ouro Preto, o coral se apresentará no dia 16, às 17h. Em Mariana, a apresentação será no dia 21, às 18h, e percorrerá o trajeto: Praça Minas Gerais, Rua Direita, Praça da Sé, Rua Frei Durão e Praça Gomes Freire. Barão de Cocais recebe o Coral no dia 22, às 16h e, no dia 24, Padre Viegas sediará às 19h a última apresentação do ano.

 

Fotos: Márcio Cleber Costa/ Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Barbacena e Arquivo do Coral.


Voltar

Confira também: