Jovens celebram Novena de Natal em Praça de Carandaí

14/12/2018 às 13h14

O grupo Jovens Em Marcha Pela Evangelização (JEMPE), grupo de base da Pastoral da Juventude da Paróquia Sant’Ana, de Carandaí, realiza pela terceira vez consecutiva a Novena de Natal no centro da cidade. Motivados a reunir os comerciantes, barraqueiros e demais pessoas da região da Praça dos Correios, o grupo celebra a novena sempre às 20h30. O primeiro dia foi celebrado nesta quinta-feira (13).

Para o membro do JEMPE e idealizador da novena na praça, Vinícius Gama, a realização da novena a céu aberto é uma ótima oportunidade para convidar as pessoas a rezarem e se prepararem para o natal. “Essa Novena em plena Praça pública nos desinstala e nos faz ‘rezar a realidade’, saindo do comodismo”, comenta.

Amanda Costa, participante do JEMPE, diz que a iniciativa reforça a presença da Pastoral da Juventude na cidade, permitindo levar a Palavra de Deus aos lugares mais improváveis. Luis Fernandes define o encontro como “um ótimo momento para partilhar as alegrias da preparação do nascimento do menino Jesus e de refletirmos em nossa realidade como o próprio menino Jesus foi humano e humilde em seu nascimento”.

O pároco da Paróquia Sant’Ana, padre José Julião da Silva, destaca que a iniciativa veio dos próprios jovens. “Eles vieram conversar comigo sobre essa vontade de, conforme o pedido do Papa, do jovem evangelizar o jovem. Eles acharam por bem ter essa iniciativa de unir a fé e coragem do jovem católico e publicamente evangelizar no meio do povo”, explica.

O padre afirma que iniciativas como essas sempre trazem resultados. “Um jovem vê o outro rezando, evangelizando, chama a atenção até dos que não frequentam o grupo, dos que não frequentam a Igreja. Eles passam a participar também”, analisa.

 

Novena em família

A iniciativa parece ser um fator comum nos jovens da paróquia de Carandaí. O Grupo de Oração Jovem Geração Totus Tuus também está celebrando a novena de natal de uma maneira inusitada: cada dia a novena é na casa de um jovem do grupo.

“Geralmente cada integrante do grupo faz no seu bairro, na sua comunidade. Mas nós vimos a necessidade de conhecer as famílias dos jovens que participam do nosso grupo”, explica Marco Aurélio Silva Gomes, coordenador do grupo de oração.

Segundo Marco, a experiência está permitindo o fortalecimento dos laços fraternos dos membros e aproximando as famílias. “Cada casa, cada oração, cada estudo da palavra, na nossa hora ali de novena, gera cada vez mais um desejo de perseverar no grupo. É uma experiência muito edificante, de ir em cada casa conhecer a família e a família conhecer o grupo, levando confiança e mais segurança”, relata.

A evangelização, neste caso, gira em torno das famílias e de outros jovens, que podem vir a participar do grupo. “Em todas as casas que nos acolheram, as famílias rezaram com a gente. Os pais, os irmãos. E alguns jovens que não frequentam o grupo, sabendo da proposta de rezar a novena nas casas, fizeram o convite para irmos lá e a gente vê essa chance como uma porta que se abre para que possam crescer na fé”, expõe.

 

Fotos: Arquivo dos grupos

Com colaboração de Renato Cesar de Lima

 


Voltar

Confira também: