Faculdade Dom Luciano realiza Colação de Grau do Bacharelado em Filosofia

18/12/2018 às 10h34

A Faculdade Dom Luciano Mendes realizou a Colação de Grau de 11 alunos do Curso de Bacharelado em Filosofia no último dia sábado, 15 dezembro, no auditório da instituição em Mariana (MG). Esses alunos são seminaristas do Seminário São José da Arquidiocese.

Uma missa no Santuário de Nossa Senhora do Carmo abriu a cerimônia. A celebração foi presidida pelo reitor do Seminário, padre Valter Magno de Carvalho, e contou com a presença de vários padres da arquidiocese. Na homilia, o diretor do Seminário de Filosofia, padre Euder Daniane Canuto Monteiro, ressaltou que além dos estudos acadêmicos, os alunos concluem, também, mais uma etapa de seu processo formativo, a “etapa do discipulado”.

“No Seminário, para o processo formativo, chamamos o período dos estudos de Filosofia de discipulado. É curioso, mas mesmo que falássemos apenas academicamente poderíamos também pensar a Filosofia como essa época de discipulado. O discípulo quer sempre aprender, o discípulo sente-se sempre aluno em processo de formação, o discípulo sempre se pergunta sobre si e sobre o mundo à sua volta. O discípulo não se contenta com pouco, ele quer sempre ir além de si, talvez por isso ele procure um mestre, um mestre que lhe ensine um pouco mais sobre um tema, sobre um assunto, sobre como viver e que lhe ajude a fazer melhor outras e novas perguntas. O bom filósofo é bem assim mesmo. Move-se pela angústia das suas perguntas e move-se ainda mais com outras perguntas quando parece ter se aproximado de algumas respostas, talvez porque acredite que a verdade não é objeto ou posse de um discurso ou de quem discursa. Por isso, se pode dizer que a Filosofia é o lugar da inquietude e o coração do discípulo é exatamente a sede dessa inquietude”, disse.

Padre Euder também ressaltou a alegria dessa celebração. “Imagino que deve ser grande a alegria de cada um vocês, hoje ao lado de suas famílias e amigos, e a alegria destes, sem dúvida, por esse mesmo motivo. Nós nos unimos a vocês formandos nessa mesma alegria e agradecemos a Deus o trajeto que vocês percorreram até aqui alcançando essa tão almejada vitória, não obviamente sem aquele enfrentamento diário dos desafios de cada ano, de cada mês, de cada dia, de cada noite mal dormida, que foram extremamente necessários para moldar o coração de um vitorioso”, disse.

 

Colação de Grau

Na Colação de Grau, a mesa foi composta pelo reitor do seminário, pelo diretor da Faculdade, padre José Carlos dos Santos, pelo diretor acadêmico, padre Edvaldo Sebastião de Melo, pelo diretor da Comunidade da Filosofia, pelo reitor do seminário de Governador Valadares, padre Luiz Márcio Quintão, pelo paraninfo da turma, o professor João Paulo Rodrigues Pereira e pelo patrono, padre  Valter Sebastião Martins.

Durante a cerimônia, os alunos homenagearam o professor Maurício de Assis Reis, a bibliotecária Luana Avelar e a funcionária do Seminário, Maria Diógenes. A Faculdade também aproveitou a ocasião e conferiu o título de professores eméritos a dois professores que se despediram da docência com a Turma do Coração de Jesus, em 2016, a professora Maria da Conceição de Pinho Paulino e o professor Elias Bartolomeu Leoni.

Para o seminarista José Mário esse foi um momento único. “Para a maioria de nós é a  primeira graduação concluída e ela aconteceu com muito sacrifício e esforço. É muito bom olhar para trás e poder agradecer a Deus por nossos dons e por cada pessoa que contribuiu para que esse momento finalmente chegasse”, disse.

Fotos: Cesar do Carmo


Voltar

Confira também: