Os membros da Comissão Permanente de Articulação do Fórum Social Pela Vida estiveram reunidos no último final de semana (14 a 16), em Ouro Preto, para apresentarem as tentativas de popularização das propostas vindas do 6º Fórum Social Pela Vida, realizado em 2016, em Conselheiro Lafaiete.
“O jeito que foi escrito, às vezes, não deixa claro o que seria a proposta. A gente tentou deixar de forma mais clara e dar exemplos do que a pessoa poderia fazer lá na comunidade em que ela está”, explica Maria José de Souza, integrante da equipe.
As propostas são resultado dos quase 30 grupos de trabalho do Fórum Social e passaram por um processo de análise até chegar ao resultado atual. “Às vezes a proposta do eixo não condiz com a Arquidiocese, são propostas de poder público, por exemplo. Cabe a nós da comissão analisar e dizer se é uma proposta que o Fórum vai operalizar”, explica.
Durante o encontro, a Comissão também participou de uma formação sobre a Dimensão Ecumênica, ministrada pelo padre José Antônio de Oliveira. Domingo foi o dia de dar início às discussões sobre o 7º Fórum Social Pela Vida, que será realizado em Barão de Cocais, de 26 a 29 de setembro do próximo ano. “A comissão organizadora está sendo convocada para a primeira reunião no dia 9 de fevereiro. São coordenadores de todas as dimensões da Arquidiocese”, explica Maria José.
Para Bruna Monalisa Ramalho Gomes, integrante da comissão, a reunião atingiu seu objetivo. “Trazer para o debate questões que dialogam com a vida cotidiana em suas diversas dimensões é para nós uma tarefa que precisa ser executada com muita atenção, cuidado e carinho, tendo como fio condutor a defesa da vida e da dignidade humana”, expressa.
O Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, padre Marcelo Santiago, também vê como positivo o resultado do encontro. “A reunião aconteceu em um momento certo. Estamos nessa construção coletiva, em vista do Fórum, avaliando também um pouco da nossa caminhada. Acho que foi muito proveitosa”, diz.
Encontro de mulheres
Durante a reunião, ficou decidido que a casa de Encontros Cardeal Cardjian, em Conselheiro Lafaiete (MG), sediará o 5º Encontro Arquidiocesano de Mulheres nos dias 8 e 9 de março de 2019.