Em Barbacena, apresentações marcam preparação para o natal

19/12/2018 às 13h52

A preparação para o natal nas paróquias da Arquidiocese está a todo o vapor. Em Barbacena, duas paróquias realizaram apresentações natalinas nos últimos dias. Um Auto de Natal foi encenado pelos participantes do Encontro de Adolescente com Cristo (EAC), na Paróquia São Sebastião, no dia 12. Na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, houve um concerto apresentado pelo Coral da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no dia 16.

Cerca de 50 pessoas tornaram possível o Auto de Natal na Paróquia São Sebastião. Janete da Silva Gomes, coordenadora do EAC junto a seu esposo Michel Nascimento Alvez, explica que enquanto alguns atuam, outros cuidam do cenário, escrevem o texto, arrumam as fantasias, músicas, iluminação e ajudam nos ensaios. “Foi um evento muito bonito e emocionante. Para a realização desse, contamos com vários amigos que já tinham experiência e conhecimento. É o segundo ano que realizamos o Auto de Natal. Em 2017, ele aconteceu na rua, este ano por questões climáticas resolvemos fazer na igreja”, afirma.

Daiane de Araújo Rocha, de 24 anos, participa do EAC desde 2009, e, neste ano, interpretou o papel da Virgem Maria. Para ela, a proposta da peça é reviver a fé e o espírito de esperança, representando o verdadeiro sentido do Natal. “Levar a história de Jesus, que veio para nos salvar, Maria e José com simplicidade e prontidão para aceitar os planos de Deus, repassando a mensagem do verdadeiro Natal e saber que conseguimos chegar ao coração de quem estava presente, é uma experiência ímpar, mesmo a apresentação sendo breve e simples”, diz.

 

Santuário da Piedade

Dezessete vozes na regência de Kleber Camargo, além do tecladista Davi Sad Filho, deram vida ao Concerto de Natal do Coral da Ordem Terceira do Carmo, no Santuário da Piedade, em Barbacena, no dia 16.

Em pouco mais de uma hora, as pessoas que assistiam puderam ouvir músicas natalinas de compositores de nacionalidades inglesa, americana, alemã, europeia e brasileira. Antes da interpretação de cada música, uma pequena explicação era dada pelo maestro.

O Coral da Venerável ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo foi fundado em 16 de julho de 1992. Atualmente, conta com 20 membros distribuídos nos naipes de soprano, contralto, tenor e baixo, e apresenta-se regularmente nas diversas festividades religiosas e sociais de Barbacena e Região, participando inclusive de encontros de corais nas cidades vizinhas a Barbacena. Desde 1998, o coral desenvolve o projeto “Tributo aos Compositores Mineiros”, constituído por uma série de concertos e apresentações musicais que visam a propagação da música sacra barroca e setecentista mineira.

 

Com colaboração da Pascom das paróquias

Fotos: Arquivo das paróquias

 


Voltar

Confira também: