Os assistidos do projeto Pão e Beleza na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul, participaram de uma celebração para festejar o Natal, na capela do Educandário, no último sábado (22). A missa foi presidida pelo pároco, padre Danival Milagres, e contou com 24 moradores em situação de rua.
Antes da celebração, como é realizado em todos os encontros do projeto, os assistidos participaram de um momento de oração, café e banho. Nesse momento também foi oferecido corte de cabelo. Após a celebração, todos retornaram para a sede do Pão e Beleza para um almoço de confraternização de Natal, que foi abrilhantado pelo grupo de pagodeiros ‘A Atrasambra’ e contou com a presença de padre Danival.
Pão e Beleza
O Projeto Pão e Beleza, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, tem mais de 11 anos de existência. Em seu cadastro, cerca de 850 pessoas já foram atendidas pelo projeto e 13 delas conseguiram se livrar das drogas e retornar para suas vidas. Alguns para a antiga família, outros em novas situações.
Movido por voluntários, o projeto conta, atualmente, com o apoio de 35 pessoas. Um grupo que acredita que o ser humano precisa de “pão” para sobreviver, mas também de beleza, que é dignidade, inclusão, reconhecimento, autoestima elevada, consciência crítica, direito de pensar e escolher.
Além do acesso ao banho, corte de unhas, barba e cabelo, roupa e refeição, há troca de vivências, onde todos dão sua colaboração ajudando na organização e até mesmo na limpeza do espaço. Os encontros sãos realizados aos sábados e às terças-feiras.
O Projeto é mantido pelo Centro de Ação Social e Promoção Humana Dom Luciano Mendes de Almeida, pelo trabalho dos voluntários e por doações de tantos que acreditam ser possível o resgate da dignidade.
Informações e foto: Assessoria de Comunicação