Jovens da Arquidiocese estão se preparando para ir ao Panamá, na próxima semana, participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Paróquias de Barbacena, Canaã e Viçosa celebraram a missa de envio dos jovens para a JMJ, que começa na próxima terça-feira (22).
A paróquia de São Sebastião, de Barbacena, celebrou no último domingo (13) o envio de cinco jovens que irão representar a comunidade na Jornada. A celebração foi realizada às 19h, na Matriz de São Sebastião, e foi presidida pelo padre Euder Canuto Monteiro, diretor da Comunidade da Filosofia do Seminário São José, e concelebrada pelo pároco da paróquia, Cônego Tarcísio Sebastião Moreira.
Os cinco jovens receberam a benção de peregrinos e foram enviados pelos padres diante de toda a comunidade paroquial presente na celebração. Stéfany Bruna, uma das jovens enviadas, explica que a partir de 2017, com o apoio da comunidade e do pároco, ela e os outros 4 jovens começaram a se movimentar para participar da JMJ, vendendo rifas e realizando um bazar com a ajuda da comunidade.
“Meu coração está cheio de expectativas para esse grande encontro da juventude. Vou em busca de um reencontro com Deus. Não quero voltar da mesma forma que estou indo. Quero voltar melhor: ser uma cristã melhor, uma filha melhor, amiga melhor”, afirma Stéfany, que chegará no dia 20 na Cidade do Panamá.
Além de Barbacena, as paróquias Santo Antônio, de Canaã, e Santa Rita de Cássia, de Viçosa, também celebraram nos últimos dias a missa de envio dos jovens da comunidade. Em Canaã, nove jovens foram enviados. Em Viçosa, foram sete.
Seminaristas
Representando o Seminário São José, cinco seminaristas irão para o Panamá no próximo domingo (20). Um deles, Vitor Campos, estudante de Teologia, descreve a experiência como um momento de profunda comunhão com a Igreja e de fraternidade entre os povos que vivem a mesma fé.
“Vou para o Panamá para "sentir a Igreja", não que não há esse sentimento em nossa Igreja particular, mas esse evento é singular. Sentir-se membro, família, povo de Deus, e a partir da partilha da vida, da espiritualidade e da palavra inspirada do sucessor de Pedro encontrar Jesus Cristo. Vou para viver, novamente, a alegria de ser cristão católico, alguém que não está sozinho, mas que está na barca guiada pelo Espírito Santo”.
Jornada Mundial da Juventude
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro no qual se reúnem jovens do mundo inteiro. Foi criada em 1985, por São João Paulo II, com o objetivo de favorecer o encontro pessoal com Cristo e desenvolver novos processos de evangelização para a juventude. Nas palavras do Papa emérito Bento XVI, a JMJ “é muito mais do que um acontecimento. É um tempo de profunda renovação espiritual, de cujos frutos se beneficia toda a sociedade”.
Trata-se de um meio de evangelização para fortalecer a pastoral juvenil que se realiza a cada três anos, tendo a última edição acontecido em 2016, na cidade de Cracóvia. No ano de 2019, em sua 34ª edição, a Jornada Mundial da Juventude acontecerá no Panamá, América Central, entre os dias 22 a 27 de janeiro, com o lema: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 8).