Em Passagem de Mariana, na Região Norte, a celebração de São Sebastião é realizada em comunhão com a Sociedade Musical São Sebastião. A banda, que completa 109 anos neste ano, tem como patrono e padroeiro São Sebastião.
“A banda foi fundada no dia 20 de janeiro de 1910 pela junta operária, também conhecida como Sociedade Beneficente dos trabalhadores da mina da Passagem. Por duas décadas a Sociedade Musical São Sebastião teve como nome Sociedade Musical União Operária. Com a extinção dessa junta operária, ela adotou o nome de Sociedade Musical de São Sebastião”, ressalta o diretor da banda, Carlos Roberto da Silva.
Atualmente, a Sociedade Musical conta com 70 músicos, sendo o mais velho o senhor Firmino Francisco Assunção de 91 anos e o mais novo uma criança de 9 anos. Além deles, existe a escola de música com 25 aprendizes.
Todos os anos, a festa de São Sebastião é organizado pela banda, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Glória. Na edição deste ano, o festejo tem como tema “Nossa maior recompensa é o sorriso e o aplauso do público” e vai homenagear o senhor Geraldo Eulino Gomes. “Todos os anos nós homenageamos uma pessoa. Neste ano, iremos homenagear o nosso tesoureiro. Desde 1970 ele participa da diretoria da banda e sempre ajudou muito. A homenagem é mais do que merecida”, disse Carlos Roberto.
Programação
A festa, que conta com uma programação religiosa e cultural, foi iniciada no dia 11 de janeiro, com abertura da 3º Copa de Futsal Sociedade Musical São Sebastião, com participação de times da comunidade e final prevista para o domingo dia 13 de janeiro.
Entre os dias 17 a 20 de janeiro, a comunidade se prepara para participar das festividades em honra à São Sebastião, que iniciará com o tríduo preparatório no dia 17, às 19h, com uma missa na Ermida Nossa Senhora da Conceição. Após a celebração, apresentação da Fanfarra Professora Juventina Drumond e em seguida, cortejo com a bandeira de São Sebastião até a residência de Leandro Antônio Guimarães e Débora Fernandes dos Santos Guimarães na rua Belarmina Guimarães Sousa, n. 30. O segundo dia do tríduo será na Sede da Banda com missa, às 19h. Após, sessão de Homenagem da Sociedade Musical São Sebastião e apresentação da Orquestra de sopro e participação do Grupo Maturidade.
No sábado (19), procissão da bandeira de São Sebastião saindo da residência dos mordomos para igreja Nossa Senhora da Glória. À chegada, missa. Após a celebração, hasteamento da bandeira e execução do Hino de São Sebastião. Neste dia contará também com a participação da Corporação Musical Lira São Sebastião de Nova Serrana que após a missa fará a apresentação da retreta na sede da banda.
No domingo (20), dia de São Sebastião e encerramento da festividades, às 04h tradicional alvorada pelas ruas de Passagem. Às 10h30, missa em honra a São Sebastião e em ação de graças pelos 109 anos da Sociedade Musical São Sebastião. Contará com a participação das sociedades musicais Santa Cecília de Passagem de Mariana, São Gonçalo do Amarante de Amarantina e 16 de Julho de Mariana . Às 18h30 procissão saindo da igreja de Nossa Senhora da Glória com as imagens de São Sebastião e Santa Efigênia pelas ruas da comunidade. Na chegada, canto de ação de graças e encerramento das festividades religiosas. Às 20h30, tradicional Retreta dançante com a Banda São Sebastião sob a regência do Maestro Daltro de Paula Novais.
Com informações da Paróquia de Nossa Senhora da Glória