A matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Cachoeira do Brumado, distrito de Mariana, passa agora pela segunda etapa do restauro dos elementos artísticos, que abrangem os dois púlpitos laterais e o arco do cruzeiro. As obras começaram no dia 7 de janeiro e têm previsão de cinco meses para serem concluídas.
Segundo a coordenadora de restauro, Sandra Godoy, assim como os retábulos restaurados na primeira etapa, os púlpitos e o arco do cruzeiro apresentam de duas a três camadas de repinturas. “São tonalidades e técnicas de pinturas não condizentes com a talha e nem com o período em que foram confeccionados. Além disso, apresentam problemas estruturais, perdas de suporte, orifícios e galerias causados por ataque de cupins”, expõe.
Fazem parte da segunda etapa a limpeza mecânica dos elementos, remoção de repintura, imunização e desinfestação de suporte, consolidação de suporte, complementação de suporte, que consiste na confecção das partes faltantes, nivelamento das áreas de perda da policromia, reintegração cromática e aplicação do verniz de proteção.
Início
De acordo com o pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre José Geraldo Coura, a matriz de Cachoeira do Brumado está em obra de 2012, quando a parte elétrica e o telhado foram reformados - único momento em que a igreja precisou ser fechada. Além dos retábulos, outros elementos artísticos também já foram restaurados, como o altar central e os dois altares laterais.
Os recursos para a obra são provenientes do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural da Prefeitura de Mariana. A paróquia é a responsável pela moradia e alimentação dos restauradores.
Fotos: Cedidas pelos restauradores e Prefeitura de Mariana