Porta do Santuário da Piedade, em Barbacena, vai ganhar pintura original

24/01/2019 às 09h30

A porta central do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, na Região Sul, construção do século XVIII, vai passar por um processo de restauração. A porta, que atualmente está somente no verniz, vai ser pintada na cor verde colonial, sua cor original.

A proposta da pintura nasceu das visitas de um grupo de restauradores de Ouro Preto. O grupo está escrevendo o projeto de restauração artístico e arquitetônico do Santuário. “No ano passado iniciamos o processo de elaboração do projeto de restauração da parte artística do Santuário da Piedade. Dom Geovane, quando foi pároco, fez uma reforma estrutural e agora iremos fazer da parte artística, que vai contemplar os retábulos e da parte arquitetônica”, explica o pároco, padre Danival Milagres.

Segundo ele, durante as visitas dos restauradores foi apontado a necessidade de pintar a porta da igreja, mesmo sem a finalização do projeto. “Percebemos que a porta está sendo danificada devido a exposta ao sol, chuva e vento. Então, propomos a sua pintura, mesmo sem a finalização do projeto”, disse.

Padre Danival ressalta que essa proposta já foi apresentada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e que eles estão aguardando a autorização para executar a pintura. Ele acrescenta que a pintura da porta será financiada pela paróquia. “A paróquia vai cobrir os gastos da pintura. Já a execução do projeto de restauração será por meio de captação de recursos, através de leis de incentivo”, disse

Após ser finalizado, o projeto de restauração da igreja será apresentado ao IPHAN e a Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese. Ainda não existe uma data para o início das obras.

Colaboração e foto: Comunicação da Paróquia 


Voltar

Confira também: