“Violência contra as mulheres – Feminicídio” e “O racismo nosso de cada dia e a situação da mulher negra brasileira” serão os temas das mesas de debate do 5º Encontro das Mulheres na Arquidiocese. Essas temáticas foram definidas em uma reunião da comissão organizadora realizada na última terça-feira (22), no Centro Pastoral da Região Oeste, em Conselheiro Lafaiete.
Promovido em comunhão com o Dia Internacional das Mulheres, o Encontro tem o objetivo de reunir as diversas forças femininas presentes na arquidiocese. Neste ano, ele terá como tema central “Mulheres, presença forte na defesa da vida” e será realizado nos dias 8 e 9 de março, na Casa de Encontros Cardeal Cardjian, em Conselheiro Lafaiete (MG).
A programação do Encontro também vai contar com rodas de conversa, que serão sobre os temas: mulheres e a auto estima, mulheres separadas, mulheres vítimas de violência, mulheres e Economia Solidária, mulheres e os conflitos na Juventude, mulheres e terapias tradicionais, mulheres e o conflito com a dependência química, mulheres e a diversidade de gênero, mulheres e o empoderamento, mulheres e Espiritualidade.
Inscrições
O 5º Encontro das Mulheres pretende receber 200 participantes. As interessadas em participar poderão realizar a sua inscrição entre os dias 1 a 28 de fevereiro nos Centros Regionais de Pastorais. Cada inscrição terá uma taxa de R$30,00.
Edições anteriores
Como fruto do V Fórum Social pela Vida, realizado em 2013, o Encontro de Mulheres surgiu como um espaço para discutir temas que envolvem a mulher na sociedade atual. Em 2014, com a articulação de uma equipe do Fórum, foi dada a largada para a realização da primeira edição.
O I Encontro foi promovido na cidade de Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul, em 2015, e teve como tema ‘Mulheres, presença forte na defesa da vida’. No ano de 2016, a segunda edição, que discutiu sobre “Casa Comum, nossa responsabilidade”, foi promovida em Congonhas, Região Oeste. A terceira edição foi realizada em Urucânia, Região Leste, e teve como tema “Empoderamento feminino, por igualdade de oportunidades”. A última edição foi em Ouro Preto e teve como tema “Mulher: Sal e luz - agente de transformação”.