Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara, celebrará os 295 anos de sua fundação

28/01/2019 às 08h52

No próximo dia 16 de fevereiro a Paróquia Santo Antônio da cidade de Santa Bárbara, Região Pastoral Norte, vai comemorar os 295 anos de sua criação. Para marcar a data será realizado um tríduo preparatório e no dia da festa o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, irá presidir a missa. Na ocasião será aberto a o quinquênio em preparação aos 300 anos.

“A ideia é aproveitar essa data para iniciar esses cinco anos de celebrações em vista dos 300 anos de nossa paróquia. A cada ano teremos uma atividade para festejar junto com a comunidade”, explicou o pároco, padre Elias Bartolomeu Leoni.

Fundada em 1724, pelo então bispo do Rio de Janeiro, dom Frei Antônio de Guadalupe, a história da paróquia de Santo Antônio está  intimamente ligada ao crescimento da cidade de Santa Bárbara. Com a chegada dos bandeirantes, uma capela dedicada a Santo a Antônio começou a ser construída em 1713. A obra, que foi realizada no período de ouro das Minas Coloniais, foi finalizada no começo do século seguinte.

Com o crescimento do povoado, a capela foi elevada à matriz e paróquia no dia 16 de fevereiro, sendo seu primeiro vigário o padre Manoel de Souza Tavares (1724 -1750). Os registros históricos apontam que à medida que o arraial crescia, outras igrejas e capelas iam sendo edificadas.

Mantendo a harmonia entre o barroco e o rococó, a matriz de Santo Antônio conserva em seu interior obras dos artistas Francisco de Faria Xavier Antônio, Martins Passos (no entalhe de altare) e Manoel da Costa Athayde (nas pinturas do altar-mor e teto da capela-mor). Segundo relatos, Dom frei José da Santíssima Trindade, Bispo de Mariana, considerou a matriz de Santo Antônio a mais bela de todas as que visitou durante sua viagem pastoral realizada em 1821 pela diocese marianense. Entre os anos de 1998 e 2004, a matriz de Santo Antônio passou por um rigoroso processo de restauração. “Essa restauração foi considerada uma das melhores do país”, disse o pároco.

Confira a programação da festa dos 296 anos da paróquia:

13 de fevereiro - A família na caminhada da Igreja

18h30 – Procissão Memória com a imagem de Santo Antônio

19h30- Santa Missa

14 de fevereiro – A fé eucarística da Igreja

18h – Hora Santa seguida de Bênção Solene

19h30- Santa Missa

15 de fevereiro – Maria Santíssima, intercessora do povo de Deus

18h – Ofício da Imaculada e Santo Terço

19h: Santa Missa

16 de fevereiro - Paróquia Santo Antônio: 295 anos a serviço da evangelização

12h: Repique de todos sinos da Paróquia

19h – Missa Solene na Matriz, presidida por S. Excia. Revma. Dom Airton José dos Santos

Após a Missa, mesa da partilha no adro da Matriz.

 


Voltar

Confira também: