No próximo sábado, 2 de fevereiro, o novo bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, tomará posse. A solenidade está prevista para às 16h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, seguida da Concelebração Eucarística no Largo do Rosário.
Dom José será recebido e beijará a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em sinal de sua entrega à Igreja de São João del-Rei. O momento acontecerá no interior da Catedral, onde ele irá se dirige à Capela do Santíssimo Sacramento, onde permanecerá por alguns instantes em adoração, e venerar a imagem de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Diocese.
No interior da Catedral haverá a leitura da Bula Pontifícia, a entrega do báculo e a apresentação da Cátedra (cadeira de onde presidirá a diocese) à Dom José Eudes, quando ocorrerá a saudação ao empossado. De lá, todos sairão em procissão para o Largo do Rosário, onde o recém empossado presidirá a celebração que será acompanhada de forma presencial por milhares de pessoas e, também, pelos veículos de comunicação da diocese.
Segundo Dom José Eudes a expectativa para essa nova diocese são as melhores possíveis. “Estou indo para somar a Diocese de São João del-Rei com o coração e os braços abertos. Estou indo para servir. Para ser um Pastor que caminha junto e se interessa pelas angústias de seus filhos e quer o bem do outro”, disse.
Dom José Eudes ressalta que quer conhecer a realidade da Diocese de São João del-Rei. “Pretendo dar continuidade aos trabalhos existentes nesta bela diocese, sobretudo pelos bispos que por lá passaram. Minha expectativa é poder caminhar junto com os padres, diáconos, seminaristas e principalmente os leigos e leigas, que são um grande suporte e ajudam na caminhada de toda a nossa Igreja. Pretendo ser um pastor que caminha junto com seu rebanho”, sublinhou.
A nomeação para a Diocese de São João del-Rei foi publicada no dia 12 de dezembro.
Novo bispo
Dom José Eudes é natural de Barbacena e teve seu primeiro contato com a região de São João del-Rei no início de sua caminhada vocacional. Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. Em 27 de junho de 2012, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI, recebendo sua sagração episcopal no dia 15 de setembro, tomando posse na Diocese de Leopoldina no dia 30 de setembro de 2012.
Aos 52 anos, foi nomeado para a Diocese de São João del-Rei, que estava em período vacante desde janeiro de 2018. Seu lema episcopal é: “Servus in charitate” que significa “Servo no amor”.