Seminaristas relatam experiências vividas na JMJ 2019

29/01/2019 às 14h38

Seminaristas da arquidiocese de Mariana participaram da 34ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Panamá, e relatam como foi participar desta experiência de fé. A edição deste ano foi realizada no entre os dias 22 a 27 de janeiro e teve como lema: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 8). Além dos seminaristas, jovens das paróquias de Barbacena, Canaã e Viçosa também participaram do evento.

Para o seminarista Ronaldo Furtado a JMJ foi muito especial. “Um encontro com Deus por meio do Papa Francisco e dos jovens do mundo todo. A diversidade de cultura não nos impediu de vivermos uma unidade espiritual. De modo especial, foi marcante está com jovens provindos de países que vivem momentos trágicos de perseguições. A JMJ me impulsionou a rezar mais e a estar sempre em comunhão com estes irmãos. Saí da JMJ com mais desejo de ser padre”, disse.

O seminarista João Luiz ressaltou que esse evento eclesial foi singular em sua vocação. “O clima que pairou no Panamá foi da unidade. Fiz a experiência do encontro com o diferente e sai enriquecido pela riqueza espiritual de cada jovem com quem me encontrei. A alegria do amor a Jesus Cristo me invadiu e estou mais uma vez disposto a dizer, assim como Maria, Sim a minha vocação”, explicou.

Segundo o seminarista Fabiano de Matos a JMJ foi uma experiência de Deus, de comunhão e unidade com a Igreja. “Um tempo de peregrinação em que partilhamos alegrias, sonhos e sofrimentos. Um tempo em que renovamos e fomos confirmados na fé pelo Papa Francisco. Fica a missão de voltar para casa e testemunhar o que aprendemos no Panamá”, ressaltou.

O seminarista Delvair Xavier pontuou que a JMJ é um momento de grande unidade entre as nações. “Um encontro de Pedro com as ovelhas de vários redis. Todos com o mesmo objetivo: estar com Jesus Cristo. Foi muito valioso este evento para minha vocação. Mesmo em idiomas diferentes é possível se comunicar, amar e sentir o ardor missionário de vários cristãos”, disse.

A Jornada

Criada em 1985, por São João Paulo II, com o objetivo de favorecer o encontro pessoal com Cristo e desenvolver novos processos de evangelização para a juventude, a Jornada Mundial da Juventude é um encontro no qual se reúnem jovens do mundo inteiro.

Na edição deste ano, mais de 600 mil jovens estiveram reunidos com o Papa Francisco. Na missa de encerramento, no domingo (27), foi anunciado que a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada em Lisboa, Portugal, em 2022.

 


Voltar

Confira também: