Neste mês, em "O Vídeo do Papa", o Papa Francisco nos convida a rezar pedindo a generosidade de hospedar as vítimas do tráfico de pessoas, da prostituição e da violência. Ele nos recorda que a escravidão "não é algo de outros tempos" e que " não podemos lavar as mãos se não quisermos ser, de certa forma, ser cúmplices destes crimes contra a humanidade".
O Diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos, SJ, diz que "frente a esta tragédia humana, frente a tanto sofrimento, desamparo e angústia", devemos denunciar nossa cumplicidade, mas também rezar. "O grito da oração, aquele que vem do coração e do qual os salmos são o eco".
Padre Fornos também recordou que há alguns dias a seção "Migrantes e Refugiados" do Dicastério para o Desenvolvimento Integral apresentou dois documentos importantes para ajudar na luta contra toda forma de tráfico humano: "Não são discursos. Esses documentos são um forte chamado a mudar a sociedade e propõem ações concretas para toda a Igreja. O Papa Francisco está fortemente comprometido com a luta contra este flagelo em suas diversas expressões".
O Vídeo do Papa é possível por causa da contribuição espontânea de muitas pessoas. Neste link você pode fazer a sua doação.
Santa Bakhita
Hoje, 8 de fevereiro, a Igreja faz memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, padroeira das vítimas do tráfico. Em audiência hoje, o Papa Francisco destacou que a santidade de vida de Santa Bakhita é um chamado não só a enfrentar com maior determinação as modernas formas de escravidão, “que são uma ferida aberta no corpo da sociedade, uma chaga na carne de Cristo e um crime contra a humanidade”, mas também a aprender com o seu exemplo. “Ela nos ensina como nos dedicar aos pobres com ternura, delicadeza e compaixão.”