Coordenadores de catequese estudam sobre a 4ª Semana Brasileira de Catequese

11/02/2019 às 11h34

Cerca de 90 coordenadores paroquiais de catequese estiveram reunidos no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, no último sábado (9), para uma formação baseada na 4ª Semana Brasileira de Catequese, realizada em novembro de 2018, em Itaici (SP).

A representante arquidiocesana da catequese, Mônica Aparecida Morais, abordou sobre as 4 Semanas Brasileiras de Catequese e aprofundou os temas Querigma e Transmissão da Fé no Contexto Atual. Sueli de Fátima da Silva ficou responsável pelos temas Anunciar e Testemunhar Jesus Cristo no Mundo Plural e Seguimento de Jesus e Sentido da Vida.

Os participantes também foram motivados a fazer a leitura orante da bíblia voltada para cada etapa da Catequese, o que, segundo Sueli, foi recomendação deixada pela 4ª Semana Brasileira de Catequese. “Na apresentação mostrei pros coordenadores a importância desse primeiro anúncio de Jesus Cristo, o anúncio principal desse amor a Jesus Cristo que caminha com nós, está no meio de nós e é presença real. É um querigma que nós temos que sempre recorrer”, destaca Mônica.

De acordo com ela, a proposta de repassar o conteúdo da 4ª Semana Brasileira de Catequese surgiu na reunião arquidiocesana do ano passado. “Achamos justo já que nós iríamos lá representando todos os catequistas. Repassar o conteúdo seria também uma forma de agradecimento por essa confiança dada a nós. E mais do que isso, a intenção também era mostrar que o nosso caminhar da catequese em Mariana está muito inserido dentro do contexto da Catequese do Brasil, da CNBB”, explica.

Agora, a intenção é que os coordenadores que estiveram presentes repassem os conteúdos para os catequistas de suas paróquias. Um trabalho que a coordenadora de catequese da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Neiva das Mercês Costas Resende, não vê a hora de cumprir. “É maravilhoso participar desses encontros. Às vezes ouvimos até algumas coisas que já sabemos, mas é bom ouvirmos de novo para reacender na gente. Vou levar esse aprendizado, principalmente sobre a pessoa do catequista, à respeito da nossa responsabilidade como catequista. Gravei tudo, vou digitar, rascunhar e passar pra todo mundo”, diz animada.

 


Voltar

Confira também: