Comissão de Liturgia prepara roteiro sobre o canto e a música

12/02/2019 às 11h41

Um roteiro sobre o canto e a música na Liturgia será disponibilizado em breve para compra na Gráfica Dom Viçoso. O material é fruto do trabalho da Comissão Arquidiocesana de Liturgia, que após o estudo do tema em seu encontro arquidiocesano do ano passado, viu a necessidade de um guia prático sobre o assunto.

“A Comissão Arquidiocesana de Liturgia decidiu elaborar um roteiro com o intuito de levá-lo ao conhecimento de todas as paróquias - principalmente às equipes de celebração e de música - a fim de que pudessem estudar e conhecer um pouco mais da beleza do canto na liturgia”, explica uma das responsáveis pelo roteiro, Maria Imaculada Teófilo. O texto final é resultado do trabalho de vários redatores.

Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, o roteiro tem a intenção de ser uma ferramenta que auxiliará as comunidades, especialmente aos seus corais, equipes e animadores de canto. “Quando não se tem claro o significado do canto e da música litúrgica, corre-se o risco de cantar na liturgia quando devemos cantar a liturgia”, aponta na carta de apresentação.

O material propõe três encontros para serem estudados em grupos. O primeiro ajudará na compreensão da história do canto e da música litúrgica a partir da reforma feita pelo Concílio Vaticano II, o segundo apresenta quem são os responsáveis pelo canto na liturgia e o terceiro quais músicas cantar numa celebração litúrgica.

Padre Geraldo ressalta que o roteiro não esgotará o assunto, mas tem a intenção de ser o pontapé inicial da reflexão que deverá ser continuada e permanentemente aprofundada pelas comunidades.

 

Planejamento das atividades

Em reunião no último sábado, a Comissão de Liturgia programou as atividades de 2019. Uma delas será o encontro sobre o canto e a música na liturgia para presbíteros, diáconos e seminaristas, que será assessorado pelo frei Joaquim Fonseca.

De acordo com a representante leiga da Dimensão Litúrgica, Viviane Aparecida dos Santos Isidoro, a formação é um desejo antigo da comissão. “Nas assembleias regionais, realizadas em 2017, percebemos que o trabalho em conjunto de leigos e sacerdotes também é o desejo dos agentes da pastoral litúrgica. O tema escolhido foi o canto e a música para darmos continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado desde o ano passado, mas pretendemos continuá-lo para que consigamos essa tão sonhada unidade entre o laicato e o ministério ordenado”, afirma.

As formações foram divididas por regiões e acontecerão em três cidades. Atendendo as Regiões Sul e Oeste, Barbacena sediará a primeira no dia 14 de maio. As Regiões Centro e Leste participarão da formação no dia 18 de junho, em Ponte Nova. E no dia 27 de agosto a formação será realizada em Mariana para a Região Norte.

A reunião também definiu que o tema do Encontro Arquidiocesano de Liturgia será “O Canto e a Música na Liturgia”. Destinado aos músicos, animadores do canto, corais e salmistas, o encontro acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Casa de Retiros Dom Bosco, em Barbacena.


Voltar

Confira também: