O Seminário São José da arquidiocese de Mariana acolherá a Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) da Província Eclesiástica de Mariana neste ano. Vários seminaristas das dioceses que compõem a Província (Caratinga, Itabira/Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Mariana) estarão reunidos na casa da Teologia, de 22 a 24 de março.
A Formação terá como tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e está em sintonia com o tema do Mês Extraordinário Missionário, convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019, em comemoração do centenário da publicação da Carta Apostólica MaximumIllud, do Papa Bento XV.
O encontro será assessorado pelo padre Luiz Antônio Reis, pároco da paróquia de São Gonçalo do Amarante, em Catas Altas da Noruega, além de professor no Seminário São José, e contará com exposições do assessor acerca do tema e da carta apostólica estudada, bem como com momentos de oração e testemunhos.
Para o reitor do Seminário, padre Valter Magno Carvalho, esse evento ajuda na formação missionária dos seminaristas. “O FORMISE é um espaço para os seminaristas olharem com mais atenção para a missão”. Padre Walter acrescenta a alegria de poder receber os seminaristas das outras três dioceses da Província. “Os seminaristas de Valadares já estudam no seminário e agora iremos acolher os de Caratinga e Itabira”, disse.
Segundo o seminarista, Lucas Santiago Gonçalves, é muito gratificante acolher os que virão a este encontro formativo. “Vejo que será um momento oportuno para refletirmos sobre a nossa missão enquanto discípulos-missionários, além de ser uma oportunidade de renovar o chamado que o Senhor realiza a cada um de nós”, disse.
O FORMISE é organizado pelo Conselho Missionário de Seminaristas das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Mariana.
Colaborou: Seminarista José Mário Santana Barbosa