A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) lançou no último sábado (9), durante o Espaço Aberto, o projeto “A Hora dos In-confidentes”. O lançamento contou com a presença do diretor acadêmico, padre Edvaldo Antônio de Melo, do diretor da casa de formação de Filosofia, padre Euder Daniane Canuto, e dos alunos da faculdade.
Com a proposta de envolver a comunidade acadêmica e criar pontes com a sociedade, a iniciativa tem o objetivo de resgatar e reinterpretar elementos próprios do modo de pensar e de se expressar da região dos Inconfidentes. “O objetivo principal do projeto não é somente a filosofia e a teologia que são carros-chefes da nossa instituição, mas a dimensão cultural em geral, a saber, a história, a arte, a literatura da região dos Inconfidentes”, explica o padre Edvaldo. O diretor acadêmico ressalta que "A hora dos In-confidentes" não é restrita aos alunos da faculdade. “Ela é aberta à comunidade em geral e a todos aqueles que queiram aprofundar os seus conhecimentos nestas áreas”, disse.
Padre Edvaldo pontuou, também, que o projeto é uma forma de valorizar esta região. “Apesar de todos os desafios que esta região vem enfrentando no que diz respeito às questões políticas, sócio-econômicas e ambientais, em nada diminui o valor e a riqueza história e humana de nossa região”, acrescenta.
Por meio de palestras, discussões e apresentações artísticas, esse projeto filosófico e cultural será desenvolvido em parceria com a revista de Filosofia Inconphidentia e com o blog Pensamento Extemporâneo. Segundo padre Edvaldo os temas trabalhados na “A Hora dos In-confidentes”, irão alimentar a revista de Filosofia Inconphidentia e o blog Pensamento Extemporâneo. “A revista Inconphidentia existe na Faculdade desde 2013. A partir desses encontros iremos produzir textos para a revista e para o blog”, disse.
“A Hora dos In-confidentes” será realizada, um sábado por mês, durante os encontros do “Espaço Aberto”. A programação vai contar com palestras ministradas por acadêmicos da região, contando com a leitura de textos, discussões, apresentações artísticas, dentre elas, músicas e poesias, envolvendo os discentes. No demais encontros do Espaço Aberto, os alunos da Faculdade irão apresentar suas qualificações de projetos dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Logotipo
O logotipo do projeto também foi apresentado na ocasião. Ele foi elaborado pelo ex-aluno da Faculdade, hoje estudante do primeiro ano de Teologia do Seminário São José, Eudvanio Dias Soares. O logo do projeto “A Hora dos Inconfidentes” representa em sua figura o legado da coragem deixada pelos inconfidentes, assim como recorda a bandeira do estado de Minas Gerais, palco de todo esse movimento político do século XVIII.
“Sem dúvidas esse projeto somará muito em nossas vidas, sobretudo no que diz respeito aos fatores culturais e intelectuais acerca da nossa região dos inconfidentes”, disse Jonas da Costa Reis, estudante do primeiro período da graduação em Filosofia.