Uma cartilha explicativa está sendo preparada pela Pastoral da Saúde. A ideia é que o material ajude na reestruturação dos trabalhos dos agentes da pastoral. Em fase de construção, o texto passa agora pela revisão e avaliação dos agentes regionais e a previsão é que seja aprovado na próxima reunião arquidiocesana, agendada para o dia 25 de maio.
“Queremos uma cartilha com uma linguagem simples para que as pessoas consigam se identificar. Ela tem a intenção de simplificar, unificar, uniformizar e facilitar pra gente poder entender que a Pastoral da Saúde é possível de uma maneira mais simples, sem tantos critérios”, explica a Secretária Arquidiocesana de Pastoral, Edina Marciano.
O texto da cartilha reúne o histórico da Pastoral da Saúde na Arquidiocese e define suas ações e diretrizes, baseadas no documento elaborado na III Assembleia Nacional da Pastoral da Saúde, realizada nos dias 3 e 4 de setembro de 1997, em São Paulo. A intenção é que, depois de pronta, a cartilha siga para os regionais e para as paróquias.
Reunião
Em reunião no último sábado (9), no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana, a Pastoral da Saúde definiu as políticas públicas com ênfase em saúde como tema da próxima formação, que será realizada no dia 25 de maio, em Mariana. A ideia é que, neste ano, a Pastoral realize 3 formações: a segunda no dia 3 de agosto, em Congonhas e, a última, no dia 30 de novembro, em local a definir.
A expectativa, segundo o assessor da Pastoral da Saúde, diácono José da Silva Pires, é que neste ano a Pastoral da Saúde cresça. “Acho que a pastoral vai crescer, principalmente com os novos membros que estão vindo participar. Quem sabe também tenhamos a participação dos que já vinham. Esse ano é possível que a pastoral dê um passo maior”, diz.
Foto: A12/Valdivo Pereira